Widget Image
Widget Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim

Assine a nossa newsletter

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Exposição apresenta trabalhos da 7ª edição do Programa Bolsa Pampulha

Mostra coletiva reúne obras dos 10 artistas residentes entre 2018 e 2019; Trabalhos podem ser visitados até 17 de novembro, com entrada gratuita
Por Redação Feira Cultural

O Museu de Arte da Pampulha recebe a exposição 7º Bolsa Pampulha. A mostra apresenta o resultado final do programa de residência artística Bolsa Pampulha 2018-2019, que selecionou artistas de cinco estados brasileiros para atuarem em Belo Horizonte ao longo de seis meses. A exposição fica em cartaz até o 17 de novembro e pode ser visitada de terça a domingo, das 9h às 18h. A entrada é gratuita.

A mostra coletiva traz obras dos dez artistas selecionados para o Programa Bolsa Pampulha: Alex Oliveira (BA), Guerreiro do Divino Amor (RJ), David de Jesus do Nascimento (MG), Dayane Tropikaos (MG), Gê Viana (MA), Sallisa Rosa (GO), Sara Lana (MG), Simone Cortezão (MG), Ventura Profana (BA) e Desali (MG). O portfólio dos artistas pode ser consultado neste site.

Ao longo do período de residência, os artistas estabeleceram diálogos entre si e também com a cidade, amplificando o alcance de suas vozes e atuações. A exposição, que apresenta obras em diversas mídias, tais como instalações, vídeos e objetos, demonstra como diferentes origens, experiências de vida e propostas de pesquisa podem ganhar potência quando encontram um terreno fértil para reflexão, articulação e ação.

O Bolsa Pampulha é um programa municipal de estímulo à produção em Artes Visuais, de alcance nacional, que existe há 16 anos. Um dos primeiros programas de residência artística do Brasil. Originou-se nos Salões de Arte de Belo Horizonte, realizados pela Prefeitura desde 1937. Com a criação do Museu de Arte da Pampulha em 1957, passa para a instituição a responsabilidade pela sua organização. Seguindo a contagem dos salões, seria a 33ª Edição.

Em 2003, o salão de arte foi transformado no Programa Bolsa Pampulha, que logo se tornou referência no fomento e difusão das Artes Visuais, projetando diversos nomes nacional e internacionalmente. Com o lançamento do edital em 2018, a 7ª edição foi realizada em parceria da Fundação Municipal de Cultura com a Organização da Sociedade Civil JA.CA.

Crédito da imagem em destaque: Mariane Botelho

Serviço:
Exposição 7º Bolsa Pamppulha
Período expositivo:
até 17/11 (domingo)
Horário: terça a domingo, das 9h às 18h
Local: Museu de Arte da Pampulha
Endereço: Av. Otacílio Negrão de Lima, 16.585 – Pampulha
Entrada gratuita
Informações:
(31) 3277-7996