Widget Image
Widget Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim

Assine a nossa newsletter

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Visita guiada pelo pelo prédio do CCBB comemora seis anos do espaço em Belo Horizonte

Programa Educativo do CCBB vai realizar encontro com os arquitetos Eneida Bretas e Carlos Nagib no sábado, 24 de agosto
Por Redação Feira Cultural

O Centro Cultural Banco do Brasil de Belo Horizonte completa em agosto seis anos como um dos espaços culturais mais importantes da cidade. Para comemorar a data, o Programa CCBB Educativo realiza, no sábado (24), às 16h, o “Com a Palavra – Especial Aniversário CCBB”, uma visita mediada especial, que contará com as presenças da arquiteta e urbanista Eneida Bretas e do primeiro gestor do local, Carlos Nagib. Eles conduzirão o público a um percurso técnico e poético, apresentando as histórias e as curiosidades da ressignificação do edifício.

Eneida Bretas elaborou o projeto arquitetônico que adaptou o prédio para criação dos espaços necessários às atividades do Centro Cultural. O local, de estilo neoclássico, possui uma área construída de aproximadamente 12, mil m² – o CCBB ocupa 8 mil m² desse total –, e é estruturado em torno de um pátio central. A arquiteta é formada pela UFMG, com pós-graduação em Planejamento Territorial e Urbano pela PUC-MG/Universidade de Bologna-Itália.

Tem mestrado em Construção Civil pela UFMG na área de gestão e coordenação de projetos e curso de extensão em Restauro do Patrimônio Arquitetônico pelo Instituto Metodista Izabela Hendrix. É ainda arquiteta da Secretaria de Estado do Trabalho e Ação Social, com projetos, obras e publicações sobre Urbanização de Favelas.

Já Carlos Nagib foi o grande responsável pela transformação da antiga Secretaria de Justiça do Estado de Minas em um dos maiores centros culturais do país. Nascido em Barbacena, mudou-se para Juiz de Fora aos 10 anos, onde participou de grupos de teatro e do Centro de Ação Cultural (CAC), organização social que atuava na divulgação da arte, realizando cursos e festivais. Estudou Economia e ingressou no Banco do Brasil em 1981, tendo exercido vários cargos.

Hoje, participa da Asa de Papel, centro cultural pequeno, mas muito ativo na promoção e divulgação da arte, além de ser gestor da ONG Contato – Centro de Referência da Juventude, que atua nas áreas da música e audiovisual, fomentando a cultura e a inclusão de jovens da periferia.

Crédito da imagem em destaque: Vagner Costa

Serviço:
Com a Palavra – Especial Aniversário CCBB – Programa CCBB Educativo

Data: 24/8 (sábado)
Horário: 16h
Local: CCBB
Endereço: Praça da Liberdade, 450 – Funcionários
Entrada gratuita
Informações:
(31) 3431-9400 | culturabancodobrasil.com.br