Widget Image
Widget Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim

Assine a nossa newsletter

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Verbogentileza promove ateliê criativo TransVest com oficinas gratuitas

Produção de Zines, Escrita Criativa e Colagem e Ilustração serão realizadas no sábado, 24 de agosto
Por Redação Feira Cultural

Com o intuito de transformar as relações urbanas, o projeto Verbogentileza promove uma série de intervenções em Belo Horizonte. Para isso, convidou quatro embaixadores atuantes em diferentes áreas sociais para indicar programas independentes e não próprios que serão viabilizados com apoio financeiro. Primeira mulher transexual a se candidatar para o Senado por Minas Gerais, a professora Duda Salabert indica a segunda ação do projeto, o Ateliê Criativo TransVest. A TransVest é uma ONG artística-pedagógica, sediada no Edifício Maletta, que busca combater a transfobia e acolher travestis, transexuais e transgêneros em situações de rua.

“Elegi a TransVest justamente para que haja mais gentileza e mais amor com a comunidade trans. Somos marginalizadas e violentadas todos os dias, e a sociedade finge que não nos vê. Existimos e resistimos diariamente, por mais que digam que não existimos. Estar presente neste tipo de movimento é escancarar nossa existência e a necessidade e urgência de nossas pautas”, diz Duda. Interessados em participar das oficinas devem realizar inscrição prévia neste link.

O ateliê acontece no sábado (24) de agosto, das 9h às 13h, no Centro de Referência da Juventude, e será composto por três oficinas gratuitas: Produção de Zines, Escrita Criativa e Colagem e Ilustração. Com mais de uma década de experiência em zines punks, de arte e de protesto, o zineiro Zênite irá ensinar a produzir este tipo de revista independente e de baixa circulação. “A principal dica é não depender apenas dos programas de computador e produzir a publicação experimental com os materiais que tiver à mão, como papel, tesoura, cola e grampeador”, adianta ele.

Na sequência, Deborah Rocha, coordenadora do Verbogentileza, apresenta a Oficina de Escrita Criativa, voltada para iniciantes na arte das palavras. “A ideia é oferecer informações e exercícios que conduzam ao papel e ajudem a dar o start na criação de textos, exercitando os elementos que colaboram com a produção criativa”, descreve Deborah.

Por fim, os designers Uno Vulpo e Fran desenvolvem a Oficina de Colagem e Ilustração, motivando os participantes a experienciar a união destas duas técnicas de forma intuitiva. Para isso, vão desenvolver trabalhos voltados para a construção de narrativas individuais e lúdicas, de forma a contar uma história por meio de imagens. Eles solicitam ao público que levem revistas e livros que possam ser recortados.

As ações pop-up têm o objetivo de funcionar como rede e integrar o compromisso de realizar, marca da quarta edição do Festival Verbogentileza, entre 7 e 8 de setembro, na praça Floriano Peixoto, no bairro Santa Efigênia.

Crédito da imagem em destaque: Divulgação /Festival Verbogentileza

Serviço:
Ação pop-up Verbogentileza e Ateliê Criativo TrasnVest
Data:
24/8 (sábado)
Horário: 9h às 13h
Local: Centro de Referência da Juventude
Endereço: Rua Guaicurus, 50 – Centro
Entrada gratuitainscrições neste link
Informações: fb.com/ateliecriativotransvest