Widget Image
Widget Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim

Assine a nossa newsletter

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Inscrições abertas para residência artística do Fórum de Fotoperformance

Primeiro fórum dedicado à discussão da fotoperformance em BH vai selecionar cinco artistas e/ou coletivos; Interessados podem se inscrever até 31 de agosto
Por Redação Feira Cultural

Vem aí o Fórum de Fotoperformance, em Belo Horizonte, para artistas e interessados de todo o país em desenvolver pesquisas inéditas de fotoperformance. O projeto é composto por uma residência artística, por um fórum com palestras e mesas-redondas sobre o tema e uma mostra final dos trabalhos desenvolvidos. A residência contará com a participação de cinco artistas e/ou coletivos selecionados por meio de um edital público com divulgação nacional.

O artista selecionado receberá ainda a quantia de R$1.000,00 (mil reais) a título de cachê artístico pelo período de pesquisa da residência. A convocatória começou na segunda-feira (5) e vai até 31 de agosto (sábado). As inscrições são gratuitas e para se inscrever o candidato deverá preencher a ficha de inscrição disponível neste link. O Edital da convocatória pode ser acessado aqui.

Ao todo, o Fórum de Fotoperformance tem a duração de três semanas. A residência artística será realizada de 7 a 22 de outubro, e o fórum, com atividades gratuitas e abertas ao público como palestras e mesas-redondas, será realizado de 23 a 26 de outubro com a participação de renomados artistas e pesquisadores de diferentes partes do país, chamados de “provocadores”. São eles: Ana Luisa Santos, Guilherme Cunha, Adolfo Cifuentes, Rodrigo Braga, Ayrson Heráclito, Luciano Vinhosa, Aleta Valente, Paulo Nazareth, Marcos Hill, Dalton Paula, Júlia Rebouças, Lenora de Barros, Carlos Mendonça.

Para marcar o término da residência artística, acontecerá um “Atelier Aberto”, com abertura no dia 23 de outubro, que culminará em uma mostra das pesquisas desenvolvidas pelos residentes em diversos formatos e linguagens como vídeo e impressões fotográficas, além de bate-papos e falas expositivas dos participantes sobre o processo de criação.

Apesar de Belo Horizonte ocupar lugar de destaque nacional tanto no campo da performance quanto da fotografia com a realização de projetos já habituais no calendário da cidade tais como o Festival Internacional de Fotografia – FIF, a Semana da Fotografia, e o MIP, por exemplo, e embora a fotoperformance apareça como um assunto nestes eventos, é notável a ausência de um espaço dedicado especificamente à discussão deste gênero multidisciplinar.

“Foi a partir desse contexto que criamos o Fórum de Fotoperformance, evento inédito na capital mineira que visa debater e divulgar os trabalhos de artistas residentes, além de proporcionar ao público um espaço de reflexão sobre temas atuais como a produção de arte contemporânea em BH com renomados artistas de todo o país”, explicam os idealizadores do projeto Ludmilla Ramalho, Luiza Palhares e Lucas Dupin.

A fim de contribuir com o desenvolvimento de trabalhos de qualidade, serão realizados encontros com artistas e pesquisadores sobre o tema abertos ao público com os artistas convidados Ana Luiza Santos, Adolfo Cifuentes e Guilherme Cunha.

Crédito da imagem em destaque:

Serviço:
Inscrições Fórum de Fotoperformance 2019
Período:
até 31/8 (sábado)
Valor: gratuito
Informações: forumdefotoperformance.com