Widget Image
Widget Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim

Assine a nossa newsletter

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Espetáculo “Somos todas Simone de Beauvoir” leva manifesto feminista aos palcos

Com texto de Ivana Andrés e direção de Luciano Luppi, montagem homenageia um dos ícones da luta pelo direitos das mulheres
Por Redação Feira Cultural

Na quarta-feira (14), às 19h30, o Centro Cultural UFMG recebe as artistas Fernanda Botelho, Ivana Andrés e Kátia Assis para a apresentação do espetáculo teatral “Somos todas Simone de Beauvoir”. O texto é de Ivana Andrés e Luciano Luppi, que também dirige a peça. A entrada é gratuita e integra a programação do projeto Recitais.

Montagem tem sessão única na quarta-feira (14) © Luciano Luppi

Manifestações de mulheres em países e épocas distintas homenageiam Simone de Beauvoir, a grande pensadora e romancista que serviu como referência para a luta pelos direitos das mulheres.

Várias mulheres, algumas conhecidas e outras anônimas, aparecem, uma a uma, vindas detrás de um tapume com grafites alusivos à luta feminista e fazem uma contundente confissão, um depoimento franco ou um protesto radical.

As personagens contracenam com a plateia de acordo com o seu contexto e o público será provocado pelas falas da burguesa arrependida, Käthe Kollwitz, trans, Malala Yousafzai, Monica Lewinsky, Rosa de Luxemburgo, Rosa Parks, Lisístrata, Frida Kahlo, Maria de Penha e Simone de Beauvoir. No final, a celebração através de um bloco de carnaval com samba enredo alusivo à grande escritora francesa.

Um espetáculo direto, político, brechtiano, que propõe provocar a reflexão através de confissões contundentes e abertas. Algumas músicas fazem o comentário lúdico do tema exposto, como Brecht costumava usar em suas montagens. Iluminação e trilha sonora fazem a ligação entre as diversas cenas.

Crédito da imagem em destaque: Luciano Luppi

Serviço:
Espetáculo Somos todas Simone de Beauvoir
Data:
14/8 (quarta-feira)
Horário: 19h30
Local: Centro Cultural UFMG
Endereço: Av. Santos Dumont, 174 – Centro
Entrada gratuita
Informações: (31) 3409-8290 | ufmg.br/centrocultural