Widget Image
Widget Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim

Assine a nossa newsletter

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Prefeitura divulga edital para ocupação cultural da Praça da Estação

Zona Cultural Praça da Estação vai destinar 500 mil reais em três categorias distintas, que contemplam múltiplas linguagens artísticas; Inscrições podem ser feitas até 19 de agosto
Por Redação Feira Cultural

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, comunica que estão abertas as inscrições para o Zona Cultural Praça da Estação. O objetivo é reconhecer, valorizar e potencializar as atividades artísticas e culturais da região e favorecer ações dentro da tradicional região central da Praça da Estação por meio de programações regulares, a fim de promover atividades e ocupações deste espaço da cidade. Acesse o edital do projeto aqui.

Serão 500 mil reais em recursos disponíveis divididos em três categorias de projetos, sendo elas: mostras, festivais e ações de caráter contínuo; formato livre; e individuais. Os projetos poderão ser desenvolvidos dentro de nove setores artísticos culturais de Belo Horizonte: artes visuais e design, audiovisual, circo, dança, literatura e leitura, música, patrimônio, teatro e, por fim, o multisetorial. As inscrições podem ser feitas até as 17h de 19 de agosto, neste link.

Destinado a empreendedores e pessoas físicas maiores de 18 anos, o edital faz parte do Fundo Municipal de Cultura, uma das modalidades da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. A Zona Cultural Praça da Estação, instituída por meio do Decreto Municipal 15.587/2014, é um território da cidade reconhecido por instituições públicas e pela sociedade civil como um lugar de referência para a realização de práticas culturais e artísticas, de caráter urbano e tradicionais. Constituída por um conjunto de equipamentos culturais, públicos e privados, a Zona Cultural Praça da Estação aglutina diversos usos, atividades e manifestações culturais, que possibilitam a fruição da diversidade cultural presente na cidade.

Tendo como eixo central a democratização do acesso à cultura, a iniciativa potencializará a ocupação do território por meio da oferta de programação regular, da ocupação intensiva dos espaços públicos e dos equipamentos culturais existentes em seu perímetro. O projeto será desenvolvido com a valorização da comunidade local, seus diversos públicos e artistas, reforçando o local como referência para a prática de manifestações artísticas de caráter tradicionais e urbanas na cidade.

Secretário Municipal de Cultura, Juca Ferreira destaca que o edital Projeto Zona Cultural Praça da Estação vem para ampliar a programação cultural e potencializar as ações na região, promovendo o fortalecimento da cidade como um espaço democrático, de convívio entre as pessoas. “O objetivo dessa atuação é potencializar a região da Praça da Estação, criando e ofertando por meio de programação regular, a ocupação intensiva dos espaços abertos e fechados. Integrando e valorizando, assim, a comunidade local, seus públicos e artistas, reforçando o local como referência de manifestações artísticas tradicionais e urbanas da cidade”, ressalta.

Crédito da imagem em destaque: Isabel Baldoni

Saiba mais em
prefeitura.pbh.gov.br/cultura