Widget Image
Widget Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim

Assine a nossa newsletter

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Marco Tulio Resende expõe no Centro Cultural UFMG

Mostra “Olho Nu” reúne obras recentes do pintor e desenhista inspiradas em seu alfabeto visual
Por Redação Feira Cultural

Centro Cultural UFMG convida para a abertura da exposição “Olho Nu”, do artista plástico mineiro Marco Tulio Resende, no sábado (13) às 10h. A mostra, que pode ser visitada até 1º de setembro, reúne desenhos, gravuras, pinturas, objetos, instalações e livros-objeto e poderá ser vista até o dia 1º de setembro de 2019. A curadoria foi idealizada pelo museólogo Alexandre Madalena e pelo professor da Escola de Belas Artes da UFMG e diretor do Centro Cultural UFMG Fabrício Fernandino. A entrada é gratuita e integra a programação do 51º Festival de Inverno da UFMG.

Em um universo poético da afetividade e da intimidade, Olho Nu reúne obras recentes do pintor e desenhista Marco Túlio Resende, inspiradas em seu alfabeto visual. É “uma escrita elementar e essencial, com pensamentos construídos a partir de marcas, rastros e fragmentos do humano”, afirma Alexandre Madalena, curador adjunto da exposição. A mostra “é uma pulsão poética levada ao extremo, transitando entre metáforas que se mostram como um desafio para quem as vê”, continua o museólogo.

Série Ex-votos (1997), Tinta acrílica e pigmento sobre madeira © Marco Tulio Resende

O trabalho exposto utiliza o desenho na forma de diários e como restos de lembranças carregadas de questões relativas ao tempo passado e presente. Sugere o exercício de novos olhares, que movimentam os pensamentos a um arquivo sentimental presente em cada um, remetendo a momentos advindos de sensações e percepções resgatadas pela memória do corpo e das coisas.

Segundo o curador da mostra, Fabrício Fernandino, “apenas um olho nu nos facultaria perceber e, mais que perceber, emocionar. Marco Tulio nos convida a esse olhar e nos presenteia não apenas com sua obra, mas com uma vida. Sua obra tem densidade do tempo vivido, o requinte do inesperado e, em sua materialidade única, personaliza o imaterial universo do ato criador”.

Marco Tulio Resende é natural de Belo Horizonte, Minas Gerais. Graduado em Artes Plásticas pela Escola Guignard – Universidade do Estado de Minas Gerais, entre 1971 e 1974. Mestre pela School of the Art Institute of Chicago, entre 1975 e 1978, como bolsista da Fulbright Comission, programa de intercambio educacional e cultural do governo dos Estados Unidos. Em 1979, ingressou como professor na Escola Guignard, onde prossegue atuante.

Participou de diversas exposições individuais e coletivas, residências artísticas, salões, mostras e bienais. Desenvolveu ações como artista visitante na Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade de São Paulo e Sheffield Hallam University, na Inglaterra, a convite da British Council. Possui livros, catálogos e artigos publicados, obras em acervos museológicos, espaços públicos de memória, coleções privadas nacionais e internacionais.

Imagem em destaque: Série Etcoetera (2008) © Marco Tulio Resende

Serviço:
Exposição “Olho Nu – Marco Tulio Resende”
Período expositivo:
13/7 a 1º/9
Horário: terça a sexta, das 10h às 21h, sábados e domingos de 10h às 18h
Local: Centro Cultural UFMG
Endereço: Av. Santos Dumont, 174 – Centro
Entrada gratuita
Informações: (31) 3409-8290 | ufmg.br/centrocultural