Widget Image
Widget Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim

Assine a nossa newsletter

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Bumba-meu-boi e seus sotaques inspiram a edição de junho do projeto Múltiplo Ancestral do CCBB Educativo

Apresentação acontece no domingo, 23 de junho; Entrada é gratuita
Por Redação Feira Cultural

O tradicional festejo do bumba-meu-boi maranhense é o tema do projeto Múltiplo Ancestral, do Programa CCBB Educativo, de junho. A intervenção, marcada para o domingo (23), das 16h às 18h, contará com a participação do arte-educador, músico e artesão Marcos Rhossard. O objetivo do encontro é difundir “brincadeiras” da cultura popular brasileira e estimular o intercâmbio de saberes e práticas culturais entre os participantes. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link.

“O boizinho é a manifestação popular em que a miscigenação étnica-cultural brasileira atinge o seu apogeu, trazendo a influência indígena, africana e portuguesa, numa mistura de danças, ritmos, teatro e arte popular”, explica Rhossard. Ele enfatiza ainda a importância da autovalorização de um povo como base para o crescimento individual e coletivo. Propõe também a prática de brincadeiras brasileiras de diferentes partes do Brasil e a utilização de instrumentos percussivos artesanais. “A ideia é despertar a compreensão sobre a necessidade de uma relação consciente com a sociedade, com sua cultura e a cultura de outros povos”, finaliza o arte-educador.

O Programa CCBB Educativo desenvolve ações que estimulam experiências, criação, investigação e reflexão através de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. Essas partilhas acontecem por meio de trocas culturais e metodologias de educação que garantem acesso amplo e inclusivo ao patrimônio e sua diversidade.

Crédito da imagem em destaque: Divulgação

Serviço:
Programa CCBB Educativo – Múltiplo Ancestral Bumba-meu-boi
Data: 23/6 (domingo)
Horário: 16h
Local: CCBB
Endereço: Praça da Liberdade, 450 – Funcionários
Entrada gratuita: (inscrições aqui)
Informações: (31) 3431-9400 | culturabancodobrasil.com.br