Widget Image
Widget Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim

Assine a nossa newsletter

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Inscrições abertas para o VII Concurso Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais

Com supervisão do maestro Roberto Tibiriçá, premiação contempla as modalidades de cantores, instrumentistas e regente; Prazo vai até 7 de julho
Por Redação Feira Cultural

A Fundação Clóvis Salgado, por meio da Associação Pró-Cultura e Promoção das Artes – APPA, divulga o edital para realização do VII Concurso para Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. A premiação vai contemplar instrumentistas, cantores e, pelo segundo ano consecutivo, um jovem regente. Os interessados podem se inscrever, gratuitamente, até 7 de julho (domingo), por meio de preenchimento de formulário online disponível no site da FCS. Em seguida, o candidato deve enviar os documentos necessários para finalizar a inscrição para o endereço de e-mail: jovens.solistas@appa.art.br.

Vencedores se apresentarão ao lado da Sinfônica de Minas em julho © Paulo Lacerda / FCS

Para a edição 2019 do Concurso, serão selecionados cantores, instrumentistas e um jovem regente em audições a serem realizadas de 12 a 14 de julho, no Palácio das Artes. O requisito básico na modalidade Instrumentista é ter até 25 anos completos até 7 de julho de 2019. Na modalidade Jovem Regente, é necessário que o candidato tenha até 30 anos completos até 7 de julho de 2019. Já aqueles que vão concorrer na modalidade Canto devem ter até 35 anos completos até 7 de julho de 2019.

Como prêmio, os vencedores participarão das edições especiais das séries Sinfônica ao Meio-Dia e Sinfônica em Concerto, com regência de Roberto Tibiriçá, ao lado da Orquestra Sinfônica. As apresentações serão realizadas no Grande Teatro do Palácio das Artes, em 23 e/ou 24 de julho.

O jovem regente selecionado que passar pelas três fases eliminatórias regerá a obra Abertura-Fantasia Romeu e Julieta do compositor russo Tchaikovsky, nos concertos de premiação. Um diferencial da modalidade Jovem Regente é a avaliação dos músicos da OSMG na fase final do concurso, em que cada candidato ensaiará a Orquestra por 30 minutos, e os membros decidirão qual o jovem regente será o vencedor.

Na modalidade Instrumentista, o concurso é destinado aos seguintes naipes: Cordas (Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo, Harpa, Violão e Piano), Madeiras (Flauta, Oboé, Clarineta, Fagote) e Metais (Saxofone, Trompa, Trompete, Trombone e Tuba). O candidato deverá apresentar duas obras no momento da audição, sendo uma de escolha própria e outra selecionada entre os títulos disponibilizados pelo edital. A modalidade Canto, contempla os registros vocais de: soprano, mezzosoprano, contratenor, contralto, tenor, barítono e baixo. O candidato deverá apresentar duas obras no momento da audição: uma canção e uma ária de ópera, ambas a serem escolhidas pelo candidato.

Já a modalidade Jovem Regente, destina-se a alunos que estejam cursando a matéria em alguma universidade ou estudando com algum professor de reconhecida experiência. O candidato deverá comprovar uma das duas situações e demonstrar preparo suficiente para desenvolver as atividades das provas eliminatórias.

A banca de avaliação para todas as modalidades terá como presidente o maestro Roberto Tibiriçá. Regente da OSMG nos anos de 2010 a 2013 e titular da cadeira de nº 5 da Academia Brasileira de Música, o maestro foi, também, vencedor do prêmio de Jovem Regente da Osesp – Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo nos anos de 1983 e 1984, onde passou a ser o Principal Regente-Convidado, atuando por quase 18 anos ao lado do Maestro Eleazar de Carvalho, criador do Concurso de Jovem Regente da Osesp. Em 2010, o maestro sugeriu o concurso em igual formato para a Fundação Clóvis Salgado.

Concurso Jovens Solistas – O VII Concurso para Jovens Solistas da OSMG busca prestigiar o talento do jovem estudante de música erudita brasileiro, além de oferecer a oportunidade para os selecionados se apresentarem ao lado de um Corpo Artístico profissional, revelando seu talento para o público, crítica especializada e para o mercado de trabalho.

Crédito da imagem em destaque: Paulo Lacerda /FCS

Serviço:
Inscrições para o VII Concurso Jovens Solistas
Data:
até 7/7
Valor gratuito
Inscrições online (clique aqui)
Informações: (31) 3236-7400 | fcs.mg.gov.br