Widget Image
Widget Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim

Assine a nossa newsletter

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Grupo Miguilim contará “estórias” de Guimarães Rosa

Apresentação do Grupo Contadores de Estórias Miguilim ocorre no sábado, 18 de maio, no Memorial Minas Gerais
Por Redação Feira Cultural

A “estória” de Miguilim, publicada em 1956 por João Guimarães Rosa, torna quase impossível não criar uma empatia imediata com o menino míope de oito anos, que, por ser míope, não se identifica com o mundo da realidade, mas com o mundo do mito, do fantástico. Miguilim via a magia das coisas e queria ver mais coisas, mas o “olhar dele não dava”, recorrendo assim à imaginação, à potência das coisas.

Nessa inspiração nasceu o Grupo Contadores de Estórias Miguilim, de Cordisburgo, criado para preservar a memória de Guimarães Rosa e incentivar os jovens a valorizarem a leitura, a literatura e a cultura. Eles estarão neste sábado (18), às 15h, no Memorial Minas Gerais para contar histórias do grande mestre da escrita. A entrada é gratuita, com retirada de senhas 1 hora antes do evento.

O Grupo Contadores de Estórias Miguilim é formado por garotos e garotas de 13 a 20 anos que têm contribuído ativamente para a divulgação e preservação da obra de João Guimarães Rosa, a partir da narração de fragmentos literários do escritor. O Grupo foi criado em 1996 por Calina da Silveira Guimarães, prima de Guimarães Rosa, com o objetivo de socializar crianças e jovens da cidade de Cordisburgo (MG) e aproximá-las da obra do grande escritor, divulgando-a para o mundo. Assim, o Grupo Miguilim se apresenta em vários estados brasileiros, especialmente em universidades, bibliotecas, congressos, festivais, entre outros.

Crédito da imagem em destaque: Ronaldo Alves

Serviço:
Apresentação do Grupo Contadores de Estórias Miguilim
Data:
18/5 (sábado)
Horário: 15h
Local: Memorial Minas Gerais
Endereço: Praça da Liberdade, 640 – Funcionários
Entrada gratuita
Informações: (31) 3308-4000 | memorialvale.com.br