Widget Image
Widget Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim

Assine a nossa newsletter

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Casa Kubitschek expõe bordados do projeto “Bordando Memórias”

Mostra reúne trabalhos manuais desenvolvidos por alunas das oficinas de bordado oferecidas pelo museu; Entrada é gratuita
Por Redação Feira Cultural

A Fundação Municipal de Cultura abre, no museu Casa Kubitschek, a exposição “Bordando Memórias”, a partir de sábado (18), às 10h. Serão apresentados trabalhos manuais desenvolvidos pelas alunas das oficinas de bordado oferecidas pelo museu, que tiveram como tema o acervo mobiliário e botânico da instituição, além de suas próprias memórias. A exposição segue até julho, aberta de terça a domingo, das 9h às 18h, com entrada gratuita.

Exposição será aberta a visitações no sábado (18) © Ana Karina Bernardes

Desde 2017, o projeto “Bordando Memórias” oferece atividades de bordado com temáticas relacionadas ao acervo do museu Casa Kubitschek e ao Patrimônio Arquitetônico e Paisagístico da Pampulha. A cada ano, uma temática é escolhida e as participantes são convidadas a conversar, investigar e bordar aquele tema. As oficinas promovem a troca de experiências, afetos e histórias entre as participantes, ao mesmo tempo em que valorizam e ampliam a visibilidade do bordado como linguagem e expressão criativa.

A exposição apresenta o resultado artístico desses encontros, como por exemplo, as colchas coletivas produzidas com inspiração no mobiliário modernista e nas espécies botânicas dos jardins de Burle Marx, entre outras peças.

Segundo a Diretora de Museus, Letícia Dias, a ideia de desenvolver ações que valorizem os trabalhos manuais surgiu como uma forma de divulgar o acervo museal e homenagear Dona Juracy Guerra, proprietária da casa que hoje abriga a instituição. “Dona Juracy era uma artista doméstica e deixou seu talento e criatividade impressos nas intervenções artísticas que fez em seus móveis. Quatro peças do mobiliário do museu foram trabalhadas por ela: os tampos de três mesas e o encosto de uma poltrona”, ressalta.

Crédito da imagem em destaque: Ana Karina Bernardes

Serviço:
Exposição Bordando Memórias
Período expositivo:
18/5 a 28/7
Local: Museu Casa Kubitschek
Endereço: Av. Otacílio Negrão de Lima, 4.188, Bandeirantes – Pampulha
Entrada gratuita
Informações:
(31) 3277-1586