Widget Image
Widget Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim

Assine a nossa newsletter

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Bate-papo no Memorial Minas Gerais debate o futuro das tradições e o papel das instituições na memória

Evento vai contar participação de gerente de patrimônio do Iepha-MG; Encontro será realizado na terça-feira, 14 de maio, com entrada gratuita
Por Redação Feira Cultural

Dia 18 de maio é o Dia Internacional dos Museus. O Memorial Minas Gerais está celebrando esta data a partir do tema de reflexão proposto pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram): “Museus como Núcleos Culturais: o Futuro das Tradições”. Assim, para refletir sobre o papel dos museus na preservação da memória, a gerente de Patrimônio Cultural Imaterial do Iepha-MG, Débora Raiza Rocha fará um bate-papo no Memorial na terça-feira (14) às 12h30.

Débora irá abordar assuntos como: quando se fala em patrimônio cultural mineiro, um tipo específico de identidade vem à mente; sendo assim, o que faz algumas tradições serem eleitas para preservação e outras continuarem à margem dos processos de reconhecimento? A entrada é gratuita, sujeita a lotação.

Débora Raiza, que tem graduação, especialização e mestrado em História, concluiu em 2018 pesquisa sobre a transformação do prédio onde funcionou o Departamento de Ordem Política e Social de Minas Gerais (DOPS-MG), em Belo Horizonte, no Memorial dos Direitos Humanos.

Ela investigou todo o processo de mudança e também a guerra de narrativas entre os que são ainda a favor da ditadura e das atrocidades cometidas no DOPS, assim como as denúncias das famílias das vítimas daquela época, entre outros assuntos ligados à desativação e à nova destinação daquele prédio.

Crédito da imagem em destaque: Élcio Paraíso

Serviço:
Bate-papo com Débora Raiza Rocha/Iepha-MG
Data:
14/5 (terça-feira)
Horário: 12h30
Local: Memorial Minas Gerais
Endereço: Praça da Liberdade, 640 – Funcionários
Entrada gratuita
Informações: (31) 3308-4000 | memorialvale.com.br