Widget Image
Widget Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim

Assine a nossa newsletter

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Exposição fotográfica de Walter Firmo retrata diversidade cultural brasileira

Mostra inclui retratos clássicos de grandes figuras, como Pixinguinha, Cartola, Pelé, Clementina de Jesus; Entrada é gratuita
Por Redação Feira Cultural

Um dos maiores fotógrafos do Brasil, Walter Firmo, apresenta, até 30 de junho, a exposição “O Brasil que merece o Brasil”, no Memorial Minas Gerais. A mostra reúne 93 fotos realizadas entre a década de 1960 e 2017, fazendo um impressionante panorama da cultura popular de diversas regiões, exaltando o papel do negro na criação e preservação de nosso patrimônio cultural.

Semana Santa em Ouro Preto – MG (1975) © Walter Firmo

A exposição inclui retratos clássicos de grandes figuras brasileiras, como Pixinguinha, Cartola, Pelé, Clementina de Jesus e Arthur Bispo do Rosário, assim como registros de anônimos, que o fotógrafo nos faz parecerem familiares. A cor abusada e a maestria no manejo da luz, características que já lhe renderam diversas premiações, chamam atenção em cada conjunto de fotos. A mostra é gratuita e vai até o dia 30 de junho.

Reconhecido nacional e internacionalmente, o trabalho de Walter Firmo já esteve exposto em muitos países, mostrando um Brasil de tirar o fôlego. Sua obra pode ser desfrutada sob diversos aspectos: o fotojornalismo, o viés surrealista, a abstração, as paisagens, o retrato. Para esta exposição, a curadora Paula Porta escolheu um dos mais preciosos veios da produção do fotógrafo: a negritude.

“O reconhecimento da impressionante força e importância do negro nas Américas ainda está muito aquém do merecido e quase sempre é implícito e pontual. Esta exposição faz uma dupla homenagem: ao povo negro do Brasil e a um dos maiores fotógrafos do país. A exposição mostra um Brasil pleno de atitude, cultura, espírito e generosidade. Um Brasil que sempre ofereceu muito mais do que recebeu e que merece ser exaltado por um grande artista como é Walter Firmo”, destaca a curadora.

Sobre Walter Firmo
Nascido no Rio de Janeiro, filho de paraenses, sua trajetória fotográfica começou no fotojornalismo, quando ingressou, ainda garoto, no jornal Última Hora. Depois vieram Jornal do Brasil, as revistas Realidade, Manchete, Isto É, entre outras, e o trabalho como correspondente em países como México, Canadá, Jamaica, Porto Rico, Barbados, Chile.

Do longo período como fotojornalista, Firmo possui um legado de imagens que contam a história do país, de seus artistas e de seu povo. Seu trabalho para capa de discos de grandes artistas da música brasileira tornou-se icônico, como as fotos de Pixinguinha, Cartola, Clementina de Jesus e Paulinho da Viola, entre outros. Foi diretor do Instituo Nacional de Fotografia e comandou a área de fotografia da Funarte.

Nos anos 1990 passou a trabalhar como freelancer, dedicando maior tempo a seu trabalho autoral. Recebeu diversos prêmios, publicou livros e teve sua obra exibida em muitas exposições no Brasil e no exterior, em uma brilhante carreira de mais de 60 anos. Aos 81 anos, continua em plena atividade, viajando pelo país para novos registros, palestras e oficinas.

Imagem em destaque: Festa de São Pedro, São Luís – MA (2012) © Walter Firmo

Serviço:
Exposição fotográfica “O Brasil que merece o Brasil”, de Walter Firmo
Período expositivo:
até 30/6
Horário: terças, quartas, sextas e sábados, das 10h às 17h30; quintas, das 10h às 21h30; domingos, das 10h às 15h30
Local: Memorial Minas Gerais
Endereço: Praça da Liberdade, 640 – Funcionários
Entrada gratuita
Informações:
(31) 3308-4000 | memorialvale.com.br