Widget Image
Widget Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim

Assine a nossa newsletter

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Documentário “Bienvenue Au Réfugistan” é exibido no Sesc Palladium, dia 11 de abril

Sessão tem entrada gratuita e roda de conversa com a diretora Anne Poiret
Por Redação Feira Cultural

A forma como se organizam os principais campos de refugiados do mundo é tema central do documentário “Bienvenue au Réfugistan” (Bem-vindo ao Refugistão). Dirigido pela jornalista francesa Anne Poiret, o filme, que mostra um “país invisível”, será exibido no dia 11 de abril, às 20h, no Cine Sesc Palladium. A sessão tem entrada gratuita e é promovida em parceria com a Aliança Francesa Belo Horizonte.

Ao longo da película, Anne aborda os conflitos vividos por cerca de 17 milhões de pessoas – refugiados, deslocados e imigrantes – que moram nesses locais. Construídos para ser provisórios, ela mostra que os campos se tornaram grandes redes de confinamento com abrigos superlotados e condições sanitárias difíceis. Assim, coloca em xeque o sistema de organizações não governamentais que gerem a situação. O filme investiga este gigante dispositivo que combina preocupações humanitárias e gestão dos “indesejados”, os quais os países ricos não querem a nenhum preço.

A proibição de trabalhar fora dos campos, a restrição de circulação, as longas filas para obter alimentos e a falta de saneamento acabam gerando cenários de violência em caos entre os abrigados, que muitas vezes passam mais de uma década nesses espaços. Juntos, estes campos de refugiados chegam a ter uma população do tamanho da Holanda, e os seus nomes não constam em nenhum mapa.

O documentário foi gravado nos principais locais de acolhimento como Quênia, Tanzânia, Jordânia, na fronteira da Grécia com a Macedônia, e nas instalações do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) na França, Inglaterra e Suíça. A fim de ampliar a discussão, após a exibição do filme haverá um debate com a diretora Anne Poiret.

Crédito da imagem em destaque: Divulgação

Serviço:
Exibição do documentário “Bienvenue au Réfugistan”
Data:
11/04 (quinta-feira)
Horário: 20h
Local: Cine Sesc Palladium
Endereço: Av. Augusto de Lima, 420 – Centro
Entrada gratuita
Informações: aliancafrancesabh.com.br