Widget Image
Widget Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim

Assine a nossa newsletter

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Direito à liberdade religiosa é tema de audiência na Assembleia

Discriminação sofrida pelas religiões de matriz africana preocupa Comissão de Direitos Humanos; Debate será realizado nesta terça-feira, 26 de março
Por Redação Feira Cultural

Discutir a laicidade do Estado e a garantia e proteção ao direito à liberdade religiosa. Esses são os objetivos de audiência pública agendada pela Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para terça-feira (26), às 18h30, no Auditório José Alencar.

Como explica a deputada Andréia de Jesus (Psol), que solicitou a reunião, a comissão pretende tratar a discriminação sofrida pelas religiões de matriz africana, inclusive os estigmas e estereótipos sobre rituais, como a sacralização de animais.

A data escolhida para a audiência é simbólica, tendo em vista a iminência de julgamento, no Supremo Tribunal Federal (STF), do Recurso Extraordinário (RE) 494.601, no qual se discute a validade de lei do Rio Grande do Sul que trata do sacrifício de animais em ritos das religiões afro-brasileiras.

O recurso é de autoria do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) contra decisão do Tribunal de Justiça estadual (TJRS), que negou pedido de declaração de inconstitucionalidade da Lei estadual do RS 12.131, de 2004. No STF, entre outros argumentos, o MPRS sustenta que a lei estadual restringe exceção garantida às religiões de matriz africana.

Foram convidados a participar da audiência o defensor-chefe da Defensoria Pública da União, Diego Silva; a coordenadora-geral do Centro Nacional de Africanidade e Resistência Afro-Brasileira, Makota Célia Gonçalves; e o psicólogo Patrick Silva, especialista em estudos africanos.

Quem não puder comparecer à reunião poderá fazer parte do debate por meio da ferramenta Reuniões Interativas do Portal da Assembleia, que estará disponível no momento da audiência. Questionamentos e dúvidas poderão ser encaminhados e, ao final, serão respondidos pelos convidados.

Crédito da imagem em destaque: Willian Dias /ALMG

Serviço:
Audiência da Comissão de Direitos Humanos sobre liberdade religiosa em ritos de matriz africana
Data:
26/3 (terça-feira)
Horário: 18h30
Local: Auditório José Alencar – ALMG
Endereço: Rua Rodrigues Caldas, 30 – Santo Agostinho
Informações: (31) 2108-7000 | almg.gov.br