Widget Image
Widget Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim

Assine a nossa newsletter

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Dinâmicas da energia em movimento são o tema de nova exposição no Espaço do Conhecimento

Mostra será inaugurada em 30 de março e tem entrada gratuita
Por Redação Feira Cultural

O que move os seres humanos? Instinto, curiosidade, desejo? A energia, com certeza! E, no mundo de hoje, a tecnologia não fica de fora dessa equação. Vivemos diariamente em meio esses mecanismos, mas quase nunca paramos para analisá-los. Como movemos as coisas? Como elas se movem? Essa reflexão está em pauta na nova exposição do Espaço do Conhecimento UFMG, Energia em Movimento, que pode ser visitada a partir de sábado (30). A entrada é gratuita.

Resultado de uma parceria com a Petrobras e com curadoria do professor da Escola de Arquitetura da UFMG Jose dos Santos Cabral Filho, a mostra é um convite a um mergulho pelas interseções entre energia, movimento e tecnologia. O passeio começa pelo Gerador de Curiosidades, uma sala escura em que argolas são acionadas pelos visitantes e acendem palavras em caixas penduradas pelo teto. Em seguida, é possível fazer um percurso pela Floresta de Verbetes, onde tecidos também suspensos apresentam conceitos relacionados ao tema na voz de especialistas de áreas diversas, como física, música, política, turismo, economia e artes digitais.

Nessa mata povoada por palavras, há entradas para salas que respondem a perguntas instigantes. Na seção O que nos move?, placas revelam outro resultado ao olhar no espelho. Ver a si mesmo, os outros e o que há do outro lado de forma multiplicada impulsiona uma reflexão sobre identidade, pulsação, curiosidade e vários outros aspectos que movem os humanos. Já em O que movemos, um mapa-múndi e o mapa do Brasil se sobrepõem a setas que mostram fluxos migratórios pelo globo. Do outro lado, fotografias de Belo Horizonte, Brasília, São Paulo e Recife contam a dinâmica de alguns movimentos sociais recentes, como o carnaval de rua e os protestos de 2013.

Se o visitante seguir por essa floresta, chega à instalação Como as coisas se movem?, onde móveis propõem interações divertidas e revelam, em uma tela à frente, o funcionamento de alguns sistemas que envolvem energia e movimento. Por fim, a sala Como movemos as coisas? aborda aspectos das matrizes energéticas e a articulação entre combustíveis, máquinas, motores, dentre outros. A mostra segue aberta ao público até 30 de setembro.

Serviço:
Exposição Energia em Movimento
Período expositivo:
30/3 a 30/9
Local: Espaço do Conhecimento UFMG
Endereço: Praça da Liberdade, 700 – Funcionários
Entrada gratuita
Informações:
(31) 3409-8352 | espacodoconhecimento.org.br