Widget Image
Widget Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim

Assine a nossa newsletter

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Dobradinha da série Sinfônica e Lírico ao Meio-Dia dá início à temporada 2019 dos corpos artísticos da FCS

Orquestra Sinfônica e Coral Lírico de Minas Gerais sobem ao palco do Grande Teatro do Palácio das Artes nos dias 19 e 20 de fevereiro para interpretar obras de Mozart e Bruckner; Concertos gratuitos contam com a participação de quatro solistas mineiros
Por Redação Feira Cultural

A Fundação Clóvis Salgado dá início à temporada 2019 de concertos dos corpos artísticos com duas das obras mais emblemáticas dos compositores austríacos Wolfgang Amadeus Mozart e Anton Bruckner. O Coral Lírico e a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais apresentam, sob a regência de Silvio Viegas, Missa da Coroação, de Mozart, e Te Deum, de Bruckner. Os concertos contarão, também, com a participação de quatro solistas mineiros: Deborah Burgarelli (soprano), Aline Lobão (mezzosoprano), Lucas Damasceno (tenor) e Mauro Chantal (baixo).

A abertura da temporada acontece em duas edições especiais da série Sinfônica e Lírico ao Meio-dia, na terça-feira (19) e na quarta-feira (20). Para as apresentações, o maestro Silvio Viegas convidará algumas pessoas da plateia para ocuparem cadeiras estrategicamente posicionadas no palco e assistirem ao concerto perto dos músicos. Trata-se do projeto De Dentro do Palco, iniciativa do maestro que tem o objetivo de aproximar as pessoas da música erudita. A entrada para os concertos é gratuita.

Concertos acontecem no Grande Teatro do Palácio das Artes © Paulo Lacerda /FCS

Missa da Coroação dará início aos concertos e é considerada uma das principais missas breves de Mozart. Acredita- se que foi apresentada durante a coroação de Francis II como imperador romano em 1792 e, em contexto litúrgico, a obra foi tocada no Vaticano em 1985 durante missa rezada pelo Papa João Paulo II. Já na segunda parte do concerto a OSMG, o CLMG e os solistas interpretarão Te Deum, hino composto para quatro solistas, coro, orquestra e órgão, considerado por Bruckner o grande orgulho de sua vida.

De acordo com Silvio Viegas, o programa da abertura se caracteriza por grandes obras sinfônico-corais de compositores notáveis da música erudita mundial. “Desde que assumi a titularidade da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, minha maior preocupação foi dar personalidade à nossa programação. O diferencial da Fundação Clóvis Salgado é possuir uma Orquestra, Coral e Cia. de Dança profissionais, e por isso, sempre privilegiamos obras sinfônico-corais na abertura de temporada”, comenta o maestro, que abriu a temporada de 2016 com Requiem, de Verdi, em 2017 com 9ª Sinfonia, de Beethoven, e em 2018 com a Cantata Alexander Nevsky, de Prokofiev. “Nesta temporada, depois de passarmos pela Itália, Alemanha e Rússia, voltamos para os austríacos, com uma das mais populares missas de Mozart e, para completar o programa, a principal obra sinfônico-coral de Bruckner”.

Outro diferencial apontado pelo maestro é a valorização de solistas de Minas Gerais. “O quarteto que acompanha a Orquestra e o Coral nesta abertura de temporada é composto inteiramente por mineiros que moram no estado. Sempre buscamos dar espaço para pessoas da nossa terra, e me deixa muito feliz ver jovens mineiros com muita qualidade técnica e disposição para subir no palco e participar dos concertos”, celebra Viegas, que espera, em 2019, continuar oferecendo oportunidades para jovens solistas de Minas Gerais. “Quero que a OSMG seja uma oportunidade para a revelação de novos talentos e que continuemos com repertório cada vez mais diversificado, fomentando a cultura no estado e no país”, finaliza.

 

PROGRAMA

Missa da Coroação
Mozart

Kyrie eleison
Gloria
Credo
Sanctus e Hosana
Benedictus
Agnus Dei

Intervalo

Te Deum
Bruckner

Te Deum laudamus
Te ergo
Aeterna fac
Salvum fac
In te, Domine, speravi

 

Crédito da imagem em destaque: Paulo Lacerda /FCS

Serviço:
Abertura de Temporada dos Corpos Artísticos da FCS
Data:
19/2 (terça-feira) e 20/2 (quarta-feira)
Horário: 12h
Local: Grande Teatro do Palácio das Artes
Entrada gratuita
Informações:
(31) 3236-7400 | fcs.mg.gov.br