Widget Image
Widget Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim

Assine a nossa newsletter

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Mostra MUMIA comemora 16 edições e transforma BH na capital mundial da animação

Mais de 200 filmes integram a programação da 16ª edição da mostra; Sessões gratuitas e acessíveis vão ocupar diferentes espaços da cidade
Por Vítor Cruz

A partir de 3 de dezembro (segunda-feira), Belo Horizonte se transforma na capital mundial dos filmes de animação. É que acontece na cidade a 16ª edição da MUMIA – Mostra Udigrudi Mundial de Animação. A sessão de abertura acontece com a exibição de Cidade dos Piratas, de Otto Guerra, às 19h, no Cine Humberto Mauro. A entrada é gratuita para todas as exibições, que se estendem até 23 de dezembro.

Do tradicional Humberto Mauro, no centro da cidade, a espaços acadêmicos, como a PUC São Gabriel, passando, ainda, por exibições em locais alternativos, como a fachada do Espaço do Conhecimento UFMG e o Espaço Comum Luiz Estrela, e passando também por Nova Lima, a 16ª edição da MUMIA vai reunir uma programação que reúne 260 filmes vindos de 34 países.

 

Animação Cosmo Still © Divulgação /MUMIA

 

Também serão ocupados com exibições: Sesc Palladium, Mis Cine Santa Tereza, Instituto Undió, Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, Cineclube Joaquim Pedro de Andrade, C.A.S.A. e Viaduto das Artes. Sessões com áudio descrição também integram a programação da mostra e serão exibidas na Biblioteca Pública Estadual.

ACESSE A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO 16º MUMIA

Filmes premiados e filmes de estreantes se misturam nessa farofa insana, que também vai contar com seis longas metragens, quatro deles nacionais, lançamento de livros, e uma compilação especial da Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo, concebida pelo professor e realizador Carlos Eduardo Nogueira.

 

A Alquimista © Divulgação /MUMIA

Ainda, na programação, oficinas que convidam amadores e profissionais a uma imersão pelas diversas técnicas do cinema de animação. O público poderá escolher entre a Oficina de animação com objetos carimbáveis, ministrada pela artista visual Érica Maradona, Oficina de animação na parede: projeto parede, que será conduzida pela desenhista Adriane Puresa, Oficina de sombra chinesa, com o professor Wilson Lazaretti, e Oficina de rotoscopia, com Marcos Buccini.

Outra novidade é que, para a 16ª edição, haverá a realização de duas master class, a primeira, em 9/12 (domingo), com Gabriel Bitar de São Paulo sobre o estudo de caso do seu premiadíssimo longa de estreia:” Tito e os pássaros”. A atividade é gratuita e será realizada às 16h, no Sesc Palladium. Já a segunda, em 14/12 (sexta-feira), será conduzida pelo mineiro Ronaldo Zenóbio quando ele vai apresentar sua série “Nivo: viagem ao conhecimento”. A master class também acontece no Sesc Palladium, às 17h, e é gratuita.

Saiba mais em:
mostramumia.blogspot.com/

 

Beti Bezperako Koplak © Divulgação /MUMIA

Imagem em destaque: “A almofada de plumas” (2016), de Joseph Specker © Divulgação /MUMIA