Widget Image
Widget Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim

Assine a nossa newsletter

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Espetáculo do Teatro Universitário da UFMG propõe experiência pela realidade humana

Montagem de formatura “eia” estará em cartaz de 29 de novembro a 16 de dezembro na Funarte; Entrada é gratuita
Por Redação Feira Cultural

Cenas desconexas e metáforas conduzem a montagem © Ariane Lazario

Os formandos do Teatro Universitário da UFMG encerram o Curso Técnico em Teatro com temporada de apresentação na Funarte, em Belo Horizonte. A partir de quinta-feira (29), os alunos encenam eia, uma criação coletiva que trata das inquietações do existir. O espetáculo cumpre temporada até 16 de dezembro, com entrada gratuita. As apresentações ocorrem de quinta-feira a domingo, sempre às 20h. Aos domingos, a peça é acessível em Libras

Como em um sonho, o espetáculo revela momentos atemporais e sobrepostos da realidade humana nos quais uma andarilha percorre fragmentos que perpassam o rompimento da infância e de vidas marcadas por fome, machismo, racismo e alienação. Em meio a corpos subjugados, aparece o ser humano, à procura de novas reflexões para velhos caminhos, que levam a um grito da própria existência. Ao falar dos sujeitos e de suas relações com o mundo, o espetáculo de formatura do TU é uma construção dos mais diversos sentidos a partir de cenas aparentemente desconexas, mas permeadas de reflexão e de metáforas sobre a realidade.

“eia” foi construído com referência nas obras Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo, O Diário de uma Favelada, de Carolina Maria de Jesus, e Pra frente o pior, de Samuel Beckett. Os textos foram base para a criação coletiva da dramaturgia e das canções dos próprios alunos, que tiveram o feminino como fio condutor.A direção é assinada por Mônica Tavares, professora substituta do TU e mestre em Artes Cênicas.

A direção musical é da preparadora vocal Camila Jorge. Os figurinos foram criados pelo designer e ex-aluno do TU Edsel Duarte em parceria com seis formandos. A cenografia foi coordenada pela professora do TU Tereza Bruzzi e pelo professor da Escola de Arquitetura da UFMG Cristiano Cezarino por meio de uma disciplina da Formação Transversal em Culturas em Movimento, da Diretoria de Ação Cultural da UFMG, com a participação de alunos de diversas áreas da Universidade.

 

Espetáculo revela momentos atemporais e sobrepostos da realidade humana © Ariane Lazario

 

Crédito da imagem em destaque: Ariane Lazário

Serviço:
Espetáculo “eia”, montagem de formatura dos alunos do Teatro Universitário da UFMG
Período:
29/11 a 16/12 de dezembro
Horário: quinta-feira a domingo, às 20h
Local: Funarte
Endereço: Rua Januária, 68 – Centro
Entrada gratuita, com retirada de ingresso 1 hora antes
Duração: 80 minutos
Classificação: 16 anos
Informações: (31) 3213- 3084 | funarte.gov.br