Widget Image
Widget Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim

Assine a nossa newsletter

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Um livro para contar as histórias do Mercado Central

“O Mercado como símbolo da cidade” é ilustrado com fotografias e aquarelas e investiga a memória do imaginário coletivo que ronda o local
Por Redação Feira Cultural

A Academia Mineira de Letras recebe na quarta-feira (28), às 19h30, o lançamento do livro O Mercado como símbolo da cidade, quarto volume de uma série sobre os principais ícones históricos de Belo Horizonte. Na ocasião, a professora Maria de Lourdes Caldas Gouveia, doutora em Estudos Avançados em Filosofia pela Universidade Complutense de Madri, falará sobre a memória da construção imaginária do Mercado Central, que completa 90 anos em 2019.

Pesquisadora dos símbolos materiais de BH, Maria de Lourdes Gouveia criou a série “Matéria da memória – A cidade e seus símbolos”, com volumes já publicados sobre o Palácio da Liberdade, a Praça da Liberdade e o Cemitério do Bonfim. No livro “O Mercado como símbolo da cidade”, a autora traz o tema do Mercado Central em texto ilustrado com fotografias, aquarelas e vinhetas.

“Como diria o historiador estadunidense Lewis Mumford, provavelmente não existe um mercado urbano em que a troca de notícias e opiniões, pelo menos no passado, não desempenhou um papel quase tão importante quanto a troca de mercadorias”, expressa Maria de Lourdes.

A obra vem acompanhada de citações bibliográficas e já foi traduzida para o inglês. O tema será abordado como exposição dialogada e projeção de imagens de vários mercados.

*Crédito da imagem em destaque: Elisa Mendes

Serviço:
Lançamento do livro “O Mercado como símbolo da cidade”, de Maria de Lourdes Caldas Gouveia
Data:
28/11 (quarta-feira)
Horário: 19h30
Local: Academia Mineira de Letras
Endereço: Rua da Bahia, 1.466 – Lourdes
Entrada gratuita
Informações:
(31) 3222-5764 | academiamineiradeletras.org.br