Widget Image
Widget Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim

Assine a nossa newsletter

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Luan Nobat lança lyric video da canção Praia da Estação

Cantor e compositor mineiro apresenta um dos maiores fenômenos culturais belo-horizontinos em seu novo trabalho
Por Redação Feira Cultural

Luan Nobat © Rafael Sandim

O cantor e compositor de Belo Horizonte, Luan Nobat, lançou recentemente seu terceiro disco cheio. Estação Cidade Baixa, lançado pelo selo mineiro Under Discos, é um álbum que joga luz na capital mineira, suas cores e mobilizações recentes que fizeram da cidade uma dos pontos de cultura mais efervescentes do país. Uma das principais músicas do disco, Praia da Estação, ganha agora um lyric video com cenas filmadas no evento de mesmo nome ocorrido na Praça da Estação de BH. A canção, que tem sido interpretada por diversos artistas como a cantora sergipana Héloa, o cantor mineiro Marcelo Veronez e outros mais, apresenta em sua letra um dos principais fenômenos culturais da cidade.

No vídeo, dirigido por Nobat e gravado por Rafael Sandim, aparecem diversos blocos de carnaval, artistas, agitadores culturais e políticos da mais ampla importância para o momento cultural que a cidade vive atualmente. A Praia da Estação surgiu em 2009 como forma de protesto a um decreto expedido pelo então prefeito de Belo Horizonte que proibia a realização de eventos culturais na Praça da Estação, uma das mais importantes da cidade. Em resposta, um grupo de pessoas organizou um flash mob e ocupou a Praça vestidos de trajes de banhos e acessórios praianos, fundando em Minas um litoral lúdico e político.

Foi da Praia da Estação que surgiram ou ganharam força importantes iniciativas como o carnaval de rua – que hoje é um dos maiores do país -, diversos de seus blocos, a masterplano, gaymada e várias ações de ocupações de espaços públicos na cidade. Ao lado do Duelo de MC’s (evento de batalha de rappers que acontece na mesma rua), a Praia é também uma das principais responsáveis pelo movimento de ocupação cultural do baixo centro de Belo Horizonte que vive um momento raro e muito potente.

Luan Nobat, cantor e compositor de Belo Horizonte, inaugurou o seu projeto musical solo no ano de 2012, com o lançamento do álbum Disco Arranhado (Selo Membrana) e com ele o músico ganhou destaque regional, participando de importantes shows e festivais do estado de Minas Gerais.

Na sequência, o músico avançou para uma nova etapa da sua carreira com seu segundo álbum, O Novato (Selo Tangerina), lançado em novembro de 2015 e considerado pela crítica especializada como um dos melhores discos daquele ano. Desde então Nobat tem captado a atenção da imprensa e do público nacional, especialmente depois de ter sido considerado pela revista Rolling Stone Brasil como a “revelação mineira”- e de publicações internacionais como a Beehype, a Sound and Colours Magazine e o português Bodyspace.

Com O Novato, Nobat passou pelas cidades de São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Caxias do Sul, além de uma turnê em Portugal que contou com sete shows distribuídos entre as cidades de Lisboa, Porto e Braga.. Ainda em Portugal, o músico foi registrado pelo canal Videoteca, que já registrou figuras como Rodrigo Amarante, Devendra Benhart, Tim Bernardes, dentre outros. Atualmente, Luan Nobat trabalha o lançamento de seu mais novo trabalho, Estação Cidade Baixa, terceiro disco do compositor. Trata-se de uma reunião de três EP’s: Estação; Cidade e Baixa.

O lançamento do álbum em Belo Horizonte foi viabilizado por uma bem sucedida campanha de financiamento coletivo que ultrapassou a meta de arrecadação em mais de três mil reais e envolveu cerca de 10 mil pessoas em 11 estados brasileiros. O disco foi gravado, produzido e lançado pelo Selo Under Discos, iniciativa do Grupo UN Music, responsável por registros importantes de artistas consagrados da música popular brasileira como Lô Borges, João Bosco, Beto Guedes, além de nomes contemporâneos como Transmissor, Zimun, Dead Lovers, dentre outros.

 

ASSISTA AO LYRIC VIDEO DE “PRAIA DA ESTAÇÃO”

 

*Crédito da imagem em destaque: Reprodução Youtube