Widget Image
Widget Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim

Assine a nossa newsletter

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Feirinha Aproxima acontece no sábado (11) na Casa Fiat de Cultura

Edição de novembro conta com participação de estabelecimentos da região da Savassi que compuseram o Circuito Aproxima
Por Redação Feira Cultural

A gastronomia sustentável é uma tendência mundial e está cada vez mais sendo utilizada por restaurantes brasileiros. No sábado (10), das 10h às 17h, a Feirinha Aproxima reúne, na Casa Fiat de Cultura, alguns dos estabelecimentos que adotam práticas responsáveis na cozinha e que fizeram parte da 5ª edição do Circuito Aproxima. Neste ano, o roteiro gastronômico teve foco no reaproveitamento de alimentos, na redução do lixo e na adoção de práticas sustentáveis como um todo, contribuindo para a preservação do meio ambiente. O festival reuniu 26 estabelecimentos da região da Savassi e convidados e vai até o domingo (11).

Vit Fisk Smørrebrød – Svarten Mugg Taverna © Victor Schwaner

Entre os expositores desta edição de novembro da Feirinha Aproxima estão também: Sebrae – Origem Minas (Região do Queijo do Serro, A Fazenda Grande, Cachaça Menina Branca, Café Casa de Maria, Especiarias Casa Branca e Norka), Würscha com o famoso pão com linguiça e a porção de linguiça e batatas chips, Classe A com os cones de camarão, Chega Junto fazendo uma comida Minas Tex Mex que é uma brincadeira unindo a comida Tex Mex e a mineira, Duke’n’Duke levando o hambúrguer Lô Borges que entrou no Circuito Aproxima, Camaradería, primeira vez na Feirinha, levando pratos e sobremesas veganas, La Bastille com crepes salgadas e doces, Lá da Serra levando os produtos da fazenda, chef Rodrigo Zarife fazendo pasteis de lagosta, camarão, queijo canastra e o inédito xuxu com queijo do Serro, Azeite Serra da Campanha, Cogumelos Orgânicos Do Caminhante, Fetaemg – com as queridas frutas vermelhas, Vinhotti com vinhos e espumantes mineiros e outros selecionados e as cervejarias Wäls, Küd Bier, Sátira, Nørka, São Sebastião e Krug Bier.

Um dos restaurantes que estreia na Feirinha Aproxima é o Svarten Mugg Taverna. Especializado em culinária escandinava, os pratos possuem muitas folhas e vegetais frescos, como apreciavam os vikings. O estabelecimento participou do Circuito com o Vit Fisk Smørrebrød, um sanduíche aberto dinamarquês com conserva agridoce de peixe branco curado, marinada com limão-siciliano e vários outros ingredientes. Na receita, o óleo usado no preparo é destinado para a fabricação de sabão, o agrião é hidropônico, o mel e o azeites usados são artesanais.

A Lullo Gelato também se envolveu no compromisso de desenvolver ações mais sustentáveis. Além de priorizar fornecedores locais na fabricação dos sorvetes, a sorveteria abandonou as embalagens que degradam o meio ambiente, utilizando copos biodegradáveis e embalagens de louça ou vidro. No Circuito, a sorveteria serviu um gelato de castanha de baru com leite de amêndoas, que irá levar para a Feirinha deste sábado.

Gelato de castanha de baru com leite de amêndoas – Lullo Gelato © Victor Schwaner

A Feirinha Aproxima contará com outros participantes, como o chef e blogueiro André Barreto, do Cozinhe pra ela. Ele vai fazer um arroz Farroupilha, ao vivo, estilo cozinha show. André também irá preparar pastéis de angu de carne e queijo canastra com geleia de pimenta. Realizada mensalmente e de forma itinerante, a Feirinha Aproxima tem o intuito de valorizar os pequenos produtores, estimulando o desenvolvimento da economia local e a sustentabilidade.

“A gastronomia sustentável tem tudo a ver com a Feirinha Aproxima, pois valorizamos os produtores locais, que dependem da terra para o cultivo de seus produtos ou de matérias-primas. O respeito ao meio ambiente deve existir desde a colheita dos alimentos até a mesa do consumidor final, passando pelo processo de preparo”, ressalta o idealizador do Projeto Aproxima, Eduardo Maya.

Criado em 2014, o Projeto Aproxima nasceu com o objetivo de valorizar o produtor local, a economia familiar e a gastronomia regional. Para isso, são realizadas feirinhas mensais em espaços públicos de Belo Horizonte, nas quais são comercializados produtos de todas as regiões de Minas. Com o patrocínio da Vilma Alimentos e da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, a Feirinha recebe cerca de 4 mil pessoas a cada edição.

*Crédito da imagem em destaque: Reprodução /Facebook Projeto Aproxima

Serviço:
Feirinha Aproxima
Data: 10/11 (sábado)
Horário: a partir das 10h
Local: Casa Fiat de Cultura
Endereço: Praça da Liberdade, 10 – Funcionários
Entrada gratuita
Informações: (31) 3289-8900 | projetoaproxima.com.br