Widget Image
Widget Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim

Assine a nossa newsletter

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Academia Mineira de Letras celebra os 90 anos de Maria Julieta Drummond de Andrade

Evento ministrado pelo escritor Edmílson Caminha acontecerá na terça-feira, 13/11
Por Redação Feira Cultural

Academia Mineira de Letras promove no dia 13 de novembro, às 19h30, a palestra “90 anos de Maria Julieta Drummond de Andrade”A conferência será proferida pelo escritor Edmílson Caminha, professor de literatura brasileira e de língua portuguesa.

O evento faz parte do programa Universidade Livre – Plano Anual de Manutenção AML, realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo fiscal de mais de 4,7 mil médicos cooperados e colaboradores; copatrocínio da CBMM. A AML integra o Circuito Liberdade.

Como o próprio nome sugere, a palestra fará um apanhado do legado da romancista e cronista Maria Julieta Drummond de Andrade. A escritora nasceu em Belo Horizonte, em 1928, e faleceu em 1987, no Rio de Janeiro, aos 59 anos. Filha de Carlos Drummond de Andrade, ela iniciou a carreira literária aos 17 anos, com o livro “A busca” (1946). Poucos anos depois, em 1949, mudou-se para a Argentina, ao casar-se com o escritor e advogado portenho Manuel Graña Etcheverry, ajudando a divulgar a literatura brasileira no país vizinho.

Maria Julieta atuou como cronista do jornal O Globo a partir de 1977, enquanto o pai escrevia para o Jornal do Brasil. “A própria Maria Julieta me confessou, certa vez que, quando adoeceu, e não pôde mandar para O Globo suas crônicas semanais, Drummond as escreveu e encaminhou ao jornal; quando o doente era o pai, ela fez a mesma coisa, para que o JB não deixasse de publicá-lo três vezes por semana. Os leitores, disse ela, não devem ter percebido a diferença, pois nunca houve reclamação…”, conta Edmílson Caminha. As crônicas no jornal carioca foram reunidas em duas antologias: “Um buquê de alcachofras” (1980) e “O valor da vida” (1981). Ela publicou, ainda, “Diário de uma garota” (1985), “Loló e o computador” (1986) e “Gatos e pombos” (1987).

___

Serviço:

Palestra “90 anos de Maria Julieta Drummond de Andrade” – com Edmílson Caminha
Data: terça, 13 de novembro
Horário: 19h30
Local: Academia Mineira de Letras (rua da Bahia, 1.466, Lourdes, Belo Horizonte).
Entrada gratuita. academiamineiradeletras.org.br
___
Foto: Acervo Pessoal