Widget Image
Widget Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim

Assine a nossa newsletter

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Sesc Palladium realiza Laboratório de Arte e Tecnologia

Iniciativa acontece de 6 de novembro a 9 de dezembro, com oficinas e vivências variadas
Por Redação Feira Cultural

Programação é variada e reúne diferentes linguagens artísticas © Henrique Chendes

O Sesc Palladium dá continuidade ao eixo curatorial do semestre e parte dessa programação será dedicada ao campo da ciência e tecnologia, seja em interface com a arte, seja na decifração do universo dos algoritmos e sua insondável teia de possibilidades.

Para isso, criou-se o Laboratório de Arte e Tecnologia (LAB), espaço de formação que inova na ocupação do mezanino do Sesc Palladium, cujo mobiliário, produzido sob diretrizes de sustentabilidade ambiental e de estímulo ao convívio e intercâmbio entre as pessoas, é fruto da parceria entre a Casacor Minas e o Sesc.

A programação é inteiramente gratuita e será realizada de 6 de novembro a 9 de dezembro, reunindo seminários,
oficinas e vivências de variadas linguagens artísticas, celebrando a comunhão entre arte e tecnologia.

A primeira atividade do LAB será o Seminário de Arte e Tecnologia, a ser realizado a partir de terça-feira (6). A abertura do Seminário, contará com performance da Cia. Sesc de Dança, às 16h30, no Foyer Augusto de Lima. Confira aqui a programação completa do LAB.

Em seguida, às 17h30, será realizada a primeira mesa, Cultura nas Capitais, na qual serão apresentados os resultados do maior levantamento sobre hábitos culturais já realizado no país, com mais de 10 mil entrevistas em 12 capitais, realizada pelo escritório JLeiva, da cidade de São Paulo.

Os especialistas debaterão sobre acesso e exclusão a diferentes atividades culturais a partir de variáveis como gênero, classe econômica, faixa etária, escolaridade. Participarão do encontro: Rodrigo Linhares (JLeiva Cultura & Esporte), Ricardo Meirelles (Prima Página e JLeiva Cultura & Esporte), Dra. Ana Flávia Machado (UFMG), Afonso Borges (Sempre um papo) e Chico Pelúcio (Galpão Cine Horto).

Às 19h30 será realizada a segunda mesa Cultura nas Capitais – com destaque para os hábitos culturais em Belo Horizonte. O estudo abordou 609 moradores, entre 14 de junho e 27 de julho de 2017, sobre suas práticas culturais ao longo dos 12 meses anteriores. Participarão desse encontro: Rodrigo Linhares (JLeiva Cultura & Esporte), Ricardo Meirelles (Prima Página e JLeiva Cultura & Esporte), Bruno Golgher (Savassi Festival), Rosália Diogo (FMC-PBH) e Wagner Tameirão (Memorial Minas Gerais Vale). As pesquisas foram desenvolvidas pela JLeiva Cultura & Esporte, responsável pela análise dos dados, e pelo Datafolha, a cargo do levantamento de campo e processamento das informações.

Nos dias 7, 13 e 14 de novembro, outros assuntos serão abordados no Seminário de Arte e Tecnologia, que além dos tradicionais debates, contará com uma inovação no formato, no qual jornalistas culturais foram convidados a entrevistar especialistas em temas como:

7 de novembro, 17h30: Artes, audiovisual e Poéticas Contemporâneas, momento em que a professora Marina Gazire (MG) será entrevistada por Daniella Zupo; 7 de novembro, 19h30: A cultura na era do Big Data, entrevista com o professor Vinícius Romanini (ECA-USP) por Israel do Vale (MG); 13 de novembro, 19h30: O futuro não é mais o que era, entrevista com o professor e curador Leno Veras (UFRJ) pelo jornalista André Nigri (SP). Outras mesas e debates com os temas Tecnologia na Literatura, Livro e Bibliotecas; Tecnologia, Inclusão e Acessibilidade Cultural e Transformações nas práticas musicais a partir das tecnologias digitais também farão parte da programação do Seminário de Arte e Tecnologia.

Além do Seminário, a programação do LAB vai oferecer as seguintes oficinas: produção de Podcast; Música e tecnologia – iniciação à produção musical; TPM – Todas podem Mixar; Construção de Robôs; Construção de Mini drones com impressora 3D; Laboratório de Imaginação Futurista e Princípios de Videomapping.

O encerramento da programação de oficinas do LAB será com a realização da oficina de animação, em parceria com a Mostra Múmia de Animação, cujo resultado será exposto no Projeto Parede, no Foyer da Avenida Augusto de Lima, ficando em cartaz até meados de janeiro de 2019. Estão previstos, ainda, momentos de bate-papo, ateliê aberto com a equipe do Educativo do Sesc Palladium, rodas de leitura entre outros.

*Crédito da imagem em destaque: Henrique Chendes

Serviço:
Laboratório de Arte e Tecnologia
Período:
6/11 a 9/12
Local: Mezanino do Sesc Palladium
Endereço: Rua Rio de Janeiro, 1.046 – Centro
Entrada gratuita
Informações:
(31) 3270-8100 | sescmg.com.br