Widget Image
Widget Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim

Assine a nossa newsletter

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Cefart está com inscrições abertas para as escolas de Dança e Teatro

Processo seletivo também contempla Coral Infantojuvenil; Prazo se encerra na quarta-feira, 31 de outubro
Por Vítor Cruz

Diversidade na formação artística é um dos diferenciais do Cefart © Paulo Lacerda /FCS

Estão abertas, até 31 de outubro (quarta-feira), as inscrições para os cursos do Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart, da Fundação Clóvis Salgado, para o ano letivo de 2019. Ao todo, são ofertadas 133 vagas, sendo 40 para o curso técnico de teatro, divididas entre as turmas da manhã (20) e noite (20), 69 para o curso de dança, sendo 44 para o básico e 25 para o técnico, e 24 vagas para o Coral Infantojuvenil do Cefart. Para realizar a inscrição, o candidato deve preencher o formulário disponível no site FCS. O valor da inscrição é de R$ 55,00, com vencimento em 11 de novembro de 2018.

Os interessados deverão observar os pré-requisitos para cada um dos cursos, como idade mínima, escolaridade e experiência pregressa na área de interesse. As provas específicas de cada curso serão realizadas entre 24 de novembro e 20 de dezembro, e o resultado estará disponível no site da FCS a partir das 18h de 27 de dezembro. Toda documentação necessária e a ficha de inscrição devem ser entregues na Secretaria do Cefart, que funciona no Palácio das Artes. O Endereço é Avenida Afonso Pena, 1.537 – Centro. O local funciona de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 18h.

Com data limite para 31 de outubro de 2018, as inscrições para os editais de seleção do Cefart serão realizadas por meio de formulários eletrônicos disponíveis no site da FCS. No ato da inscrição, cada candidato deve ficar atento à escolha para as vagas de livre concorrência ou àquelas que estão reservadas às pessoas que estudam ou estudaram integralmente em escola pública, que são de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo (um salário-mínimo e meio) per capita e/ou que se autodeclaram pretos, pardos e indígenas e por pessoas com deficiência.

Os formulários de inscrição para cada curso estão disponíveis aqui: 

Técnico em Teatro | Básico de Dança | Técnico em Dança  | Coral Infantojuvenil

Atualmente, um dos mais tradicionais centros de formação artística do estado conta, até agosto deste ano, com 949 alunos em seu corpo discente. Para o próximo ano, a expectativa é de que a escola abrigue mais de 1000 estudantes, com a abertura das novas vagas via edital. De acordo com Vilmar Sousa, diretor do Cefart, a constante oferta de novas vagas para o centro de formação é uma importante iniciativa para a difusão da arte e da cultura.

Apresentação da escola de Dança na série Cefart ao Meio-Dia © Paulo Lacerda /FCS

“A Fundação Clóvis Salgado tem realizado um grande esforço para continuar ampliando o total de vagas do Cefart. A cada novo edital, aumentamos o número de alunos que frequentam nossos cursos e, consequentemente, a diversidade das aulas e das atividades que encabeçam a matriz curricular das escolas”, destaca o diretor.

Vilmar também lembra que o Cefart é uma das grandes referências em formação artística em Minas Gerais. “Nosso trabalho busca a excelência em todas as áreas de formação dos alunos. A preocupação em ampliar o número de vagas é proporcional à preocupação em oferecer cursos que formem profissionais cada vez mais diversificados”.

A formação da primeira turma de teatro pela manhã ocorreu no fim de 2017, quando o edital de seleção para 2018 foi publicado. Atendendo a uma antiga demanda, o curso Técnico em Teatro foi ampliado, oferecendo o dobro de vagas do que comumente ofertava, passando de 20 para 40 selecionados.

Além da ampliação do Centro, a Fundação Clóvis Salgado busca diversificar a formação de seus alunos. Um desses exemplos vem da Escola de Dança, que forma bailarinos com conhecimento artístico e técnico. Para o próximo ano, serão ofertadas 69 novas vagas, sendo 44 para o curso Básico e 25 para o curso Técnico. Em média, os alunos de dança passam nove anos no Cefart – seis no curso básico e outros três no curso técnico.

*Crédito da imagem em destaque: Paulo Lacerda /FCS