Widget Image
Widget Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim

Assine a nossa newsletter

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Mostra Tátil reúne trabalhos dos alunos do Programa de Residência em Pesquisas do Cefart

Evento conta com exposições, rodas de conversa, oficinas e performances e acontece de 30 de outubro a 1º de novembro
Por Redação Feira Cultural

A Fundação Clóvis Salgado, por meio do Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart realiza a segunda edição da Mostra Tátil, uma iniciativa da Gerência de Extensão e Pesquisa que busca unir arte e pesquisa por meio de um evento inovador. Durante três dias o Cefart e o Teatro João Ceschiatti, no Palácio das Artes, receberão em tempo integral apresentações e intervenções artísticas, instalações, exposições, rodas de conversa e oficinas abertas ao público. Toda a programação é relacionada às pesquisas dos bolsistas do Programa de Residência para Pesquisas Artísticas do Cefart, nas áreas de dança, teatro e artes visuais, e será realizada de 30 de outubro a 1º de novembro, com entrada gratuita.

Evento reúne trabalhos em diferentes linguagens artísticas © Paulo Lacerda /FCS

Segundo o coordenador do Programa, Fabrício Martins, a Mostra é o primeiro contato das pesquisas dos alunos com o público. “Os estudantes estão numa fase inicial, tateando suas pesquisas e durante a mostra poderão receber feedbacks e avaliar o que está ou não funcionando em cena para, então, retomar o processo com novas perspectivas. A Mostra Tátil possui esse caráter experimental, típico dos processos investigativos de pesquisa”, explica o coordenador.

Nesta edição, a mostra reúne temas diversos e contemporâneos que vão desde questões relacionadas aos gêneros e às liberdades sexuais até a situação dos imigrantes e moradores de rua no Brasil. Durante todo o evento o público poderá conferir, também, a exposição Uma Pausa na Passagem, de Carol Cafiero, que reúne fotografias de ruas sem saída feitas com a técnica de pinhole. Segundo a aluna e pesquisadora, a Mostra Tátil é uma oportunidade de troca com outros residentes, professores do Cefart e o público em geral.

“Tem sido um desafio muito instigador sair da minha zona de conforto e pensar a pesquisa aliada à produção artística. Vi na residência a oportunidade de explorar o campo da arte e seus atravessamentos na percepção e no interesse de habitar as ruas sem saída, então vivenciar essas trocas durante a mostra vai ser muito enriquecedor para o meu processo”, comenta Carol, que também ministrará uma oficina de fotografia pinhole.

ACESSE A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA MOSTRA TÁTIL

Para Morgana Mafra, que ministrará a oficina Corpo penumbra: pequenas experiências de traça(r), as oficinas permitem que o público fale a partir da própria experiência. “Ao mesmo tempo em que é aula, é também um processo de investigação aberto. Se cada um com sua experiência participa, investiga, se debruça sobre a mesma coisa que eu, a troca é muito rica. A Mostra Tátil é muito importante por permitir essa porosidade”, comenta. Ministradas pelos próprios bolsistas, todas as oficinas são abertas ao público e gratuitas. Para se inscrever, basta preencher os formulários disponíveis no site da Fundação Clóvis Salgado até o dia 24 de outubro.

Na terça-feira, dia 30, é possível participar das oficinas Cocomaracatucapoeira – indícios de um corpo brincante, ministrada por Gabriel Coupe, ArquitetAção, com Paula Libéria Camargos, Ismael Soares, Hewrison Ken e Ítalo Araújo, Fotografia Pinhole, com Carol Cafireiro e Corpo x Objeto, com Maira Gouveia. Já na quarta-feira, dia 31, acontecem as oficinas de dança Representações possíveis da ausência em Cinetografia Laban/Labanotation, com Carol Vilela, além de Corpo penumbra: pequenas experiências de traça(r), com Morgana Mafra. No dia 1º de novembro acontecem as oficinas Iniciação ao Lindy Hop e formas mais democráticas de condução, ministrada por Camila Magalhães, A travessia: da técnica à (re)criação do artista, com Marcelo Marques Teixeira e Corpo Sutil, com Ana Rita.

Nos dias 30 e 31 de outubro e 1º de novembro, com entrada gratuita, serão realizadas mostras artísticas no Teatro João Ceschatti. Na terça e quarta-feiras as apresentações acontecem às 20h e, na quinta, às 19h. Nas mostras artísticas, os participantes do Programa apresentarão suas pesquisas e processos criativos por meio de números de dança e teatro, como Pequeno Fragmento da História do Brasil, Moeda de Troca, Pathos, Se Acaba, bebê! e E a preparação?. Também serão realizadas a performance instalação Corpo x Objeto e a performance O que Atravessa, além das rodas de conversa Trabalho Sobre Si e Reflexões Sobre Apropriações em Artes.

*Crédito da imagem em destaque: Paulo Lacerda /FCS

Serviço:
Mostra Tátil
Data:
30/10 a 1º/11
Horário: 9h às 21h
Local: Teatro João Ceschiatti – Palácio das Artes
Endereço: Av. Afonso Pena, 1.537 – Centro
Entrada gratuita
Informações:
(31) 3236-7400 | fcs.mg.gov.br