Widget Image
Widget Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim

Assine a nossa newsletter

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Feira Saúde: O que é mito e o que é verdade quando falamos do siso?

Cirurgião dentista responde a dúvidas sobre o chamado “dente do juízo”
Por Redação Feira Cultural

Quem nunca sentiu um desconforto, por menor que fosse, em um dente que atire o primeiro fio dental! No entanto, com cuidados básicos como correta escovação e utilização de produtos voltados à higiene bucal, é possível ter sempre um sorriso bonito, hálito agradável e uma boca saudável.

Há um dente, porém, que pode incomodar mesmo quando é bem cuidado: trata-se do siso. Apelidado de “o dente do juízo”, já que seu nascimento é tardio e, por isso, é associado popularmente à maturidade, os sisos – são quatro ao todo – vêm acompanhados de muitas lendas.

O cirurgião dentista Dr. Carlos Cordeiro respondeu algumas dessas questões, listadas na tabela abaixo:

MITO

VERDADE

Todo mundo possui os quatros sisos:

Pode ser que não nasça algum ou todos. É normal. A ausência pode ser resultado de uma mutação genética. Estamos em constante evolução e, dizem alguns estudiosos, pode ser que futuramente os humanos não os tenham mais.

 

É possível remover os quatro sisos de uma vez:

Muitas pessoas optam por esse tipo de procedimento, devido ao pós-operatório rigoroso.

Eles são responsáveis por entortar os outros dentes:

Os sisos, propriamente ditos, não possuem poder de empurrar os demais dentes. O que será responsável por isso será a falta de espaço na arcada dentária.

Todo mundo que possui os sisos, precisa retirá-los:

Nem sempre. Só quando há prejuízos à saúde bucal.

Preciso redobrar os cuidados caso não tenha que extrair os siso:

Eles estão localizados em uma parte da boca de difícil acesso. É preciso uma boa higienização e acompanhamento regular com dentista para evitar problemas mais sérios.

O dente siso que ainda não nasceu não pode adquirir carie:

Mesmo não aparecendo, o siso pode ser atacado por bactérias da carie. Nesses casos, o dente poderá ser extraído ou tratado.

            Como pudemos ver, há muito mais mitos que verdades relacionados aos sisos, o que reforça a necessidade de um cuidado essencial com estes dentes.

___

Graduado e pós-graduado pela Universidade de Itaúna, Carlos Cordeiro é especialista em endodontia, ortodontia, próteses e próteses sobre implantes, todos pela ABO. Carlos é Credenciado em sistemas CAD/CAM pela Sirona – Alemanha e pela Ivoclar Vivadente em maquiagem, caracterização e reprodução de dentes naturais em porcelana.

___

Imagem: Reprodução da Internet