Widget Image
Widget Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim

Assine a nossa newsletter

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Festival Musimagem começa nesta quinta-feira

Abertura com vídeo mapping na fachada do Centro Cultural, concerto da Orquestra Ouro Preto, palestras e workshops são alguns dos destaques desta edição; Bruce Broughton, autor de trilhas indicadas ao Oscar como Silverado e Enigma da Pirâmide, é o convidado internacional do ano
Por Redação Feira Cultural

A partir desta quinta-feira (6), até o dia 9 de setembro, o Centro Cultural Banco do Brasil, CCBB-BH recebe a quarta edição do Festival Musimagem, o primeiro festival dedicado exclusivamente à música para imagem. Grupos de trabalho, palestras, workshops, mesas de debate e concerto são alguns dos destaques da edição deste ano. Todas as atividades têm entrada gratuita.

A abertura da edição 2018 será com um vídeo mapping na fachada do CCBB, às 19h, com uma projeção de 15 minutos com música ao vivo e ao ar livre para o público. Pedro Milman, Alberto Rosemblit, Felipe Radicetti, Zé Neto, Tim Rescala e Marcos Souza são os músicos que participarão da apresentação de abertura.

O desenho de som é de Fernando Aranha. Outro destaque da programação é o concerto da Orquestra Ouro Preto interpretando a música original do convidado internacional deste ano, Bruce Broughton. A apresentação da formação orquestral será na sexta-feira, às 19h30.

Cursos de música para imagem em universidades e projetos sociais, mulheres compositoras para audiovisual, o mercado de trabalho e marketing para compositores são alguns dos temas que serão debatidos no Musimagem.

O Festival também receberá o lançamento dos livros “Escuta e Olhares Cruzados no Contexto do Audiovisual” e “Música e Alteridade: uma abordagem Bakhtiniana”, de Felipe Radicetti e Ricardo Petracca, respectivamente.

O objetivo do Festival é divulgar o mercado de composição no Brasil e no mundo, além de reconhecer e valorizar o trabalho dos profissionais envolvidos nesse mercado.

“Conseguimos, para além do nosso dia a dia, dentro de nossos escritórios, durante longas e solitárias jornadas, organizar esse evento que já ocupa lugar de grande importância no calendário do audiovisual brasileiro. Isso nos enche de orgulho e alegria. O nosso propósito é exaltar a presença e a importância do compositor no audiovisual, atividade em franco crescimento em todo o mundo. Vamos transbordar o CCBB de música e imagem”, ressalta Zé Neto, presidente do Musimagem.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO FESTIVAL MUSIMAGEM

Prêmio Remo Usai – A segunda edição do Troféu Remo Usai de Música Para Imagem homenageia o multiartista Sérgio Ricardo. O compositor, cantor, pianista, violonista, cineasta, ator e pintor é autor da música do filme Deus e o diabo na terra do sol, de Glauber Rocha, e de tantas outras produções.

Sérgio é um dos grandes nomes da música popular brasileira. É um artista considerado inquieto, combativo e criativo. Presente em momentos fundamentais da arte do país, como a bossa nova e o cinema novo. “É uma honra para a Musimagem Brasil ter Sérgio Ricardo como um dos seus sócios benemétiros”, destaca Marcos Souza, idealizador do Festival.

A entrega do troféu será realizada no sábado, 08, às 19h30 no Teatro I. Remo Usai é um compositor de extrema importante para o audiovisual, fez “Assalto ao Trem Pagador” e “Boca de Ouro”, dentre tantos outros trabalhos. A proposta da premiação é contemplar importantes nomes da história da música original para imagem. Em 2017, Waltel Branco foi agraciado com a honraria.

Atração internacional – Bruce Broughton é o convidado internacional deste ano. A palestra de Broughton encerra as atividades do Festival Musimagem 2018 e será realizada no domingo, às 19h30, no Teatro I. Bruce Broughton é um dos mais ecléticos compositores em atividade atualmente, tendo realizado trabalhos para filmes de curta e longa metragem para o cinema e televisão, mini-séries, temas de parques temáticos e até um game, além de manter uma extensa produção de músicas para concerto.

Atualmente, Bruce é membro do conselho da ASCAP, ex-diretor da Academia de Artes e Ciências da Televisão e da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, bem como ex-presidente e membro fundador da Sociedade de Compositores e Letristas.

Ensinou composição e orquestração no Departamento de Screen Scoring da USC na Thornton School of Music e na UCLA Herb Alpert School of Music. Ele é compositor residente, em 2017, na Faculdade de Música da Universidade do Norte do Texas.

*Imagem em destaque: Orquestra Ouro Preto durante apresentação no Musimagem 2017 © Íris Zanetti

Serviço:
Festival Musimagem 2018
Data:
6/9 a 9/9
Local: CCBB BH
Endereço: Praça da Liberdade, 450 – Funcionários
Entrada gratuita