Widget Image
Widget Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim

Assine a nossa newsletter

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Livro em braile promove inclusão por meio da leitura simultânea

Ouvir Contar, de Lúcio Paiva Jr. reúne 15 contos inéditos de temas do cotidiano e pode ser lido tanto por cegos quanto por não cegos
Por Redação Feira Cultural

No Brasil existem mais de 6 milhões de pessoas que possuem alguma séria deficiência visual ou são cegas. Há no mundo vário títulos publicados sobre a cegueira, sendo o mais famoso a obra do português José Saramago, Ensaio sobre a Cegueira, lançado em 1995, e que em 2008, foi transformado em filme, dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles. Mas e aí? Ler sobre a cegueira, observar a dificuldades que os deficientes visuais passam é uma coisa, mas estar com eles, fazer uma atividade junto deles, é algo mais difícil.

Neste momento entra o advogado, diretor, ator e escritor Lúcio Paiva Jr., com a proposta de lançar uma publicação em que cegos, deficientes visuais parciais e pessoas com boa visão, podem ler juntas. Ouvi Contar será lançado em três datas, 15 de setembro (sábado), na biblioteca pública estadual Luiz de Bessa, das 9h ás 12h, em 18 de setembro (terça-feira), no Café do Centro Cultural Minas Tênis Clube, em 21 de setembro (sexta-feira), de 14h às 17h, na Biblioteca Infantil do prédio da CRJ. Os exemplares serão distribuídos gratuitamente em todos os eventos.

“Ouvi Contar” é um livro que reúne 15 contos inéditos de temas do cotidiano que tem como objetivo entreter o leitor. Porém, o que faz deste livro tão especial é seu objetivo em unir as pessoas. A publicação de Lúcio Paiva Jr. tem como principal fim a inclusão e a convivência de cegos e não cegos no decorrer da leitura.

“Quero fazer com que as pessoas convivam, que possam passar tempo juntas. A ideia de inclusão é muito importante para mim, por isso a vontade de fazer um livro em que, cegos, deficientes visuais parciais e pessoas com visão possam compartilhar a leitura. Acredito que essa minha contribuição sirva para unir um pouco mais a nossa sociedade”, afirma o autor.

A obra é pioneira justamente por ser criada em duas linguagens, o Português e o Braille, sendo outro diferencial o conteúdo destinado para jovens e adultos, pois raramente encontram-se livros originalmente feitos para esta faixa etária do público cego. A publicação terá o formato físico que proporcione a leitura simultânea do cego e do não cego, fazendo com que usufruam do prazer da leitura juntos.

“O meu livro possibilita que cegos, deficientes visuais e os leitores convencionais consigam ler ao mesmo tempo. Meu desejo é que eles virem as páginas do livro juntos e saboreiem a alegria de compartilhar a experiência da leitura, juntos”, ressalta Lúcio. A ideia é incentivar a leitura, a educação e a troca de experiências por meio da leitura em grupo.

Serviço
Lançamento da publicação “Ouvir Contar”, de Lúcio Paiva Jr.
Data:
15/9 (sábado)
Horário: de 9h ás 12h
Local: Biblioteca Pública Luiz de Bessa
Endereço: Praça da Liberdade, 21 – Funcionários

Data: 18/9 (terça-feira)
Horário: 19h às 21h
Local: Café do Centro Cultural Minas Tênis Clube
Endereço: Rua da Bahia, 2.244- Lourdes

Data: 21/9 (sexta-feira)
Horário: 14h às 17h
Local: na Biblioteca Infantil do prédio da CRJ
Endereço: Rua Guaicurius, 50, Praça da Estação – Centro