Widget Image
Widget Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim

Assine a nossa newsletter

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Crítica: Os Jovens Titãs em Ação! Nos Cinemas

Por Tatiane Barroso

Assim que soube que iria fazer a critica para o Feira Cultural do filme Os Jovens Titãs em Ação! Nos Cinemas, a música tema do desenho não saiu mais da minha cabeça, mas para a minha surpresa ela aparece mais como um elemento narrativo do que propriamente uma música tema. Nem por isso, porém, Os Jovens Titãs em Ação! Nos Cinemas deixa de ser um ótimo filme (mesmo que em animação) sobre super-heróis. Irreverente, auto-referencial e com um humor irônico, o filme comenta a nossa obsessão com filmes de super-herói em um filme de super-heróis bem como faz suas criticas às convenções desse gênero.

Robin, o eterno ajudante, está cansado de viver na sombra de Batman e começa a se perguntar o porquê de todo super-herói ter um filme, exceto ele e seus amigos Cyborg, Mutano, Ravena e Estelar. É, então, que eles decidem visitar os estúdios da Warner Bros,., em Hollywood para exigirem seu próprio longa. Bem produzido e dirigido, o filme se move em um ritmo acelerado, animado e divertido. Mesmo com as piadas sobre flatulências e banheiro nitidamente voltadas para o publico infantil, seu enredo não se esquece dos pais ou dos fãs do gênero e nesse momento lições sobre ego e auto-importância são revelados no roteiro.

A produção se aproxima mais do espírito irreverente dos desenhos da Looney Tunes (Pernalonga e sua turma) produzidos pela Warner Bros do que dos filmes de super-herói dirigidos por  Zack Snyder. A abertura do filme soa muito familiar com o da sua rival Marvel, em que as páginas de histórias em quadrinhos são viradas até que o logotipo da Marvel Studios apareça. Aqui, o que vemos são as páginas das histórias aparecendo e, quando a câmera se abre, vemos uma gaivota folheando desinteressadamente uma revistinha da DC.

Mesmo sob o selo da DC Comics, o filme não teve problema em invocar piadas de Deadpool, pertencente ao universo da rival Marvel. Até Stan Lee faz uma participação (animada) como ele mesmo. O filme também zomba das séries e filmes dos personagens da  DC, a auto-importância dos super-heróis e o gênero como um todo.

Os Jovens Titãs em Ação! Nos Cinemas é aquela surpresa agradável que satisfaz adultos e crianças com suas piadas e sacadas irônicas e divertidas sobre o universo dos super-heróis. Fique de olho na cena pós-creditos, pois os fãs de série vão sentir uma pontinha de nostalgia.

***

Clique aqui para assistir ao trailer do filme