Widget Image
Widget Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim

Assine a nossa newsletter

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Economista Eduardo Giannetti participa de debate e lançamento do “O Elogio do Vira-lata e Outros Ensaios” no Sempre Um Papo

Em nova obra, autor aborda temas como identidade, cultura e história; Encontro acontece na terça-feira (28), às 19h30, com entrada gratuita
Por Redação Feira Cultural

O Sempre Um Papo recebe o escritor economista Eduardo Giannetti para o debate e o lançamento do livro O Elogio do Vira-lata e Outros Ensaios (Cia das Letras), na terça-feira (28), às 19h30, no auditório da Cemig, com entrada gratuita. Eduardo Giannetti nasceu em Belo Horizonte, em 1957. Economista com doutorado pela Universidade de Cambridge, publicou pela Companhia das Letras “Vícios Privados, Benefícios Públicos?”, “A Ilusão da Alma”, entre outros.

O Elogio do Vira-lata e Outros Ensaios

Autor dos best-sellers “Autoengano” e “O Valor do Amanhã”, no novo livro, Giannetti explora com agudeza e precisão temas como identidade, cultura e história econômica nesta coleção de 25 ensaios. É possível virar do avesso o “complexo de vira-latas” — a expressão cunhada por Nelson Rodrigues para a subalternidade dos brasileiros em relação ao que é estrangeiro — e reinventá-lo não apenas como componente identitário, mas também como virtude tropical?

No ensaio inédito que dá nome ao livro, Eduardo Giannetti vai na contramão do senso comum e defende que “não ter pedigree” é um caminho civilizatório tão válido quanto os trilhados por sociedades tidas como exemplos de desenvolvimento.

Nesta coletânea, o leitor encontrará ainda outros 24 textos em que o economista aborda, com a lucidez e a argúcia que lhe são características, assuntos pertinentes à identidade, à cultura e à economia. Agrupados em eixos temáticos, os escritos aliam o diálogo com as inquietações do presente à lucidez e à erudição que firmaram o autor como um de nossos pensadores mais originais.

Ao reunir textos concebidos durante quase três décadas de prolífica atividade, “O Elogio do Vira-lata” se revela a um só tempo registro de uma brilhante trajetória intelectual e tributo otimista e apaixonado ao conhecimento.

Serviço:
Eduardo Giannetti no Sempre Um Papo
Data:
28/8 (terça-feira)
Horário: 19h30
Local: Auditório da Cemig
Endereço: Rua Alvarenga Peixoto, 1.220 – Santo Agostinho
Entrada gratuita
Infomrações:
(31) 3261-1501 | sempreumpapo.com.br