Widget Image
Widget Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim

Assine a nossa newsletter

[contact-form-7 404 "Not Found"]

​Museu dos Brinquedos recebe lançamento do projeto “Pequenos Mochileiros”

Programação reúne diversas atrações gratuitas
Por Redação Feira Cultural

No próximo sábado (2), das 14h às 17h, o Museu dos Brinquedos será palco do lançamento projeto “Pequenos Mochileiros”, clube de assinatura inédito no Brasil, em uma tarde repleta de diversão, conhecimento, pipoca e algodão doce. O evento é gratuito, mediante cadastro no site www.pequenosmochileiros.com.br. O Museu dos Brinquedos fica localizado na Av. Afonso Pena, 2564, funcionários.

A programação contará com diversas atrações. Das 14h às 16h, cinco oficinas temáticas representando os continentes serão oferecidas: A oficina “Lanterna Vermelha Chinesa”, um dos mais importantes símbolos chineses, representando a prosperidade e boa sorte. A criançada terá a oportunidade de construir sua própria lanterna e desenvolver um enigma secreto, que será descoberto através de dicas de palavras, poemas ou frases.

A oficina “Fóssil” terá como temática a Argentina e os famosos fósseis encontrados por lá. As crianças serão instigadas a construir um fóssil de dinossauro, utilizando gesso, pedaços de plantas, ossos artificiais e conchas. Com o tema “França”, a oficina representante do continente europeu ensinará a criançada a pintar a famosa Torre Eiffel, utilizando a técnica francesa de pontilhismo, que cria imagens a partir de pequenas manchas e pontos de cor. A oficina “Austrália”, local conhecido como “o país do bumerangue”, vai garantir muita diversão auxiliando os pequenos na montagem de seu próprio bumerangue de brinquedo.

Já o “Camarim Africano” será Inspirado na rica e diversificada cultura da África, que reúne diversos povos, religiões e costumes. Os visitantes poderão confeccionar adereços da Cleópatra e Faraós do Egito antigo, as famosas máscaras africanas e os turbantes muçulmanos da África do Norte. Complementando a diversão, as crianças vão construir importantes monumentos em miniaturas, por meio de quebra-cabeças em 3D, e poderão levar para casa um pedacinho de diferentes lugares do mundo como recordação. Além disso, os pequenos poderão aprender as principais brincadeiras de inúmeros países, passando por todos os continentes.

Às 16h, a contação de histórias, comandada pela artista Alessandra Vissentin, vai apresentar famosas histórias de diferentes países do mundo, garantindo uma viagem imaginária por culturas e costumes, apresentando a riqueza cultural e a compreensão da beleza e importância das diferenças. O evento conta também com a exposição de brinquedos do Museu aberta ao público durante todo o dia.

Projeto é uma iniciativa da empresária e mochileira Mariana Lara Diniz © Divulgação /Museu dos Brinquedos

Idealizado pela empresária —e mochileira de carteirinha— Mariana Lara Diniz, o clube de assinatura “Pequenos Mochileiros” consiste em kits sequenciais temáticos, que são entregues mensalmente aos “mochileiros”, contendo itens (livros de atividades, álbuns de figurinhas, jogos on-line, quebra-cabeças em 3D, entre outros), que garantem diversão e aprendizado. O material é voltado para crianças a partir de 7 anos e todos os produtos mesclam informações sobre cultura, história, gastronomia, figuras místicas, população e lugares, resultantes de muita pesquisa e da própria vivência de Mariana.

A “expedição” começa com o recebimento do primeiro kit: uma maleta de viagem que apresenta às crianças a história dos irmãos Anna Clara e Lucas. Em uma das férias na casa do vovô Yeye, eles viajam ao redor do Mundo pela Máquina do Espaço, engenhoca criada pelo avô. Os irmãos registram tudo para, na volta, compartilhar suas experiências com os amigos. Os itens disponíveis dentro da maleta são um passaporte, um cartão de embarque, um poster do mapa-múndi, um livro de atividades sobre o Mundo, um álbum de figurinhas e o primeiro QR Code para acesso à Área do Mochileiro do site, com jogos online exclusivos do assinante.

No mês seguinte, a criança receberá um outro kit com a história de um país, começando pela China. Na sequência, Estados Unidos, França, Rússia, Argentina, Egito, Itália, Austrália, África do Sul, México e Japão. Em cada novo kit, os cartões de embarques são anexados no passaporte da criança, que também receberá pinos adesivos para marcar em seu mapa os lugares já desbravados; um livro de história cada país; selos para colar na maleta; figurinhas para completar o álbum, que mesclam história, cultura, personalidades e monumentos; um quebra-cabeças 3D de um local expressivo de cada região; e um novo QR Code, para jogar on-line três jogos exclusivos sobre o país do mês.

“Viajando, descobri o quanto o mundo é maravilhoso, pleno, cheio de detalhes para nos preencher e nos mostrar o verdadeiro valor do saber. Aprendi que pessoas de outras culturas têm muito o que nos ensinar, pois a sua vivência, seus ensinamentos e visões serão sempre muito diferentes das nossas”, destaca Mariana.

Serviço:
Lançamento do projeto “Pequenos Mochileiros”
Data: 2/12 (sábado)
Local: Museu dos Brinquedos
Endereço: Avenida Afonso Pena, 2564, Funcionários
Horário: 14h às 17h
Informações: (31) 3261-3992 | museudosbrinquedos.org.br, | facebook.com/museudosbrinquedos
Cadastro para o evento: pequenosmochileiros.com.br