Widget Image
Widget Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim

Assine a nossa newsletter

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Sempre Um Papo recebe José Maria Rabelo

Durante evento, escritor vai lançar seu mais recente trabalho, o livro “Os Caminhos do Exílio”; Bate papo conta com a participação de Guy de Almeida
Por Redação Feira Cultural

José Maria Rabelo © Fernando Rabelo

O Sempre Um Papo realiza uma edição especial do projeto para homenagear o jornalista e escritor José Maria Rabelo pelos seus 90 anos e para o lançamento de seu livro Os Caminhos do Exílio (Ed. Geração), na quinta-feira (16), às 19h30, no auditório da Cemig. O evento contará com a participação do jornalista Guy de Almeida e mediação de Afonso Borges.

José Maria Rabêlo é jornalista, escritor e editor, tendo exercido as funções de diretor e redator nos mais destacados veículos da mídia mineira e brasileira. Fundou e criou o semanário Binômio, considerado um dos precursores da imprensa alternativa no Brasil. Por sua atividade jornalística e política, teve de exilar-se durante a ditadura militar, sucessivamente na Bolívia, no Chile e na França. No primeiro país, desenvolveu atividades jornalísticas, atuando nos principais jornais de La Paz.

No segundo, abriu e dirigiu La Librería de las Ciencias Sociales, que, com seus seis endereços, se tornou a mais prestigiosa de Santiago. Na França, em Paris, ao lado de Mário Soares, também exilado e depois presidente de Portugal, organizou e dirigiu La Librairie Portugaise et Brésilienne, transformada posteriormente em La Librairie-Centre de Pays de Langue Espagnole et Portugaise, polo de referência e divulgação cultural daqueles países, no coração da capital francesa. Passou quase 16 anos no exterior.

Em seu retorno, em fins de 1979, assumiu no Rio a direção do semanário Pasquim e da revista Cadernos do Terceiro Mundo. Presidiu o PDT, Partido Democrático Trabalhista, em Minas, durante 18 anos e integrou sua direção nacional. Foi vice-presidente do Banerj – Banco do Estado do Rio de Janeiro, nos dois governos de Leonel Brizola. Em Belo Horizonte, criou as editoras Passado & Presente e Barlavento Grupo Editorial. Colabora nos principais órgãos de comunicação do Estado e tem uma coluna no jornal alternativo carioca Bafafá.

É autor dos livros “Binômio – O jornal que virou Minas de cabeça para baixo, Diáspora – Os longos caminho do exílio, Residência Provisória (poemas), Belo Horizonte – Do arraial à metrópole. 300 anos de história. Prepara neste momento História Geral de Minas, juntamente com outros autores, a ser lançado ainda este ano, e Passagem pela Terra, livro de memórias.

Serviço:
Sempre Um Papo com José Maria Rabelo e Guy de Almeida
Data:
16/8 (quinta-feira)
Horário: 19h30
Local: Auditório da Cemig
Endereço: Rua Alvarenga Peixoto, 1200 – Santo Agostinho
Entrada gratuita
Informações: (31) 3261-1501 | sempreumpapo.com.br