Widget Image
Widget Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim

Assine a nossa newsletter

[contact-form-7 404 "Not Found"]

FIT-BH abre inscrições para espetáculos locais

Neste ano, serão selecionadas ao menos oito produções cênicas – nas categorias palco, rua ou espaço alternativo; O período de inscrições para artistas de Minas Gerais acontece de 7 a 17 de agosto
Por Redação Feira Cultural

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) disponibilizou, nesta terça-feira (7), o regulamento para seleção de espetáculos mineiros que vão integrar a mostra local da 14ª edição do Festival Internacional de Teatro Palco e Rua de Belo Horizonte (FIT-BH). Neste ano, serão selecionadas ao menos oito produções cênicas, nas categorias palco, rua ou espaço alternativo. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até sexta-feira (17). O regulamento completo, o formulário de inscrição e todas as informações sobre o processo seletivo estarão disponíveis no site oficial do FIT-BH e também nas redes sociais do festival. O resultado final será divulgado até 24 de agosto.

Pela primeira vez, os espetáculos da Mostra Local serão assistidos e avaliados pela comissão por meio de registro audiovisual disponibilizado pelos artistas. Portanto, para realizar a inscrição, por meio de formulário online, o candidato deve preencher e enviar as informações, inserindo o link com o vídeo do espetáculo (obra na íntegra).

Durante a seleção, realizada em etapa única, serão pontuados os seguintes itens: dramaturgia; encenação; atuação; concepção do espaço cênico e demais elementos que compõem o espetáculo, tais como iluminação, sonoplastia, cenário, figurinos, adereços, objetos de cena e outros componentes; viabilidade técnica; viabilidade orçamentária; desenvolvimento de questões em alinhamento com o conceito curatorial do FIT 2018, que aborda nesta edição o tema Corpos Dialetos.

Para a edição de 2018, os espetáculos nacionais e internacionais foram escolhidos, em processo inédito, pela equipe curatorial selecionada por edital público, composta por Luciana Romagnolli (crítica e jornalista), Soraya Martins (atriz, pesquisadora e crítica de teatro afro-brasileiro) e Grace Passô (atriz, diretora e dramaturga), em colaboração com os assistentes Anderson Feliciano, Daniele Avila Small e Luciane Ramos.

Já a cena local, terá oito espetáculos selecionados por uma comissão paritária, composta por membros da administração pública, da sociedade civil, além de um membro da curadoria do festival. O trabalho da comissão será apoiado pelo Instituto Periférico que, neste ano, assina a correalização do Festival, ao lado da Fundação Municipal de Cultura e da Secretaria Municipal de Cultura.

Mais informações: fitbh.com.br