Widget Image
Widget Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim

Assine a nossa newsletter

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Escritor Pedro Duarte lança O livro do Disco Tropicália ou Panis et Circense

Marcelo Veronez participa do evento, interpretando canções tropicalistas; Atividade integra a programação do Inverno das Artes
Por Vítor Cruz

Capa O livro do Disco Tropicália ou Panis et Circense © Divulgação /Pedro Duarte

O Tropicalismo foi o movimento que elaborou as obras mais antropofágicas da história da arte brasileira e refletiu criticamente sobre a formação do Brasil. Atingiu seu ápice com o disco-manifesto Tropicália ou Panis et circencis, criado por um coletivo de artistas e músicos como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Zé, Gal Costa, Os Mutantes, Nara Leão, Rogerio Duprat, Torquato Neto e José Carlos Capinam.

Esse movimento musical que dividiu a música brasileira em dois momentos distintos é o objeto de estudo do escritor Pedro Duarte em O livro do Disco Tropicália ou Panis et Circense (Editora Cobogó). O lançamento ocorre na quarta-feira (25), às 19h30, na sala Juvenal Dias, no Palácio das Artes. A obra será vendida no local a R$35,00. Além do lançamento, haverá participação do cantor Marcelo Veronez, interpretando canções icônicas da Tropicália, como Baby e Panis et Circense.

LEIA MAIS: Inverno das Artes reúne programação variada no Palácio das Artes

Pedro Duarte é escritor e pesquisador, nascido no Rio de Janeiro, em 1981. Professor Doutor em Filosofia da PUC-Rio e autor dos livros Estio do tempo: Romantismo e estética moderna (2011) e A palavra modernista: vanguarda e manifesto (2013). Lançado em 1968, o LP Tropicália ou Panis et circencis foi a síntese desse movimento cultural e político de vanguarda. Das melodias às roupas, dos arranjos à capa do disco, dos instrumentos aos shows, tudo era trabalho estético e posicionamento cultural e político.

Serviço:
Lançamento d’O livro do Disco Tropicália ou Panis et Circense, de Pedro Duarte
Data:
25/7 (quarta-feira)
Horário: 19h30
Valor do livro: R$35,00
Local: Sala Juvenal Dias – Palácio das Artes
Endereço: Av. Afonso Pena, 1537 – Centro
Entrada gratuita
Informações:
(31) 3236-7400 | fcs.mg.gov.br