Widget Image
Widget Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim

Assine a nossa newsletter

[contact-form-7 404 "Not Found"]

CASACOR Minas recebe inscrições para visitas gratuitas com alunos da rede pública

A 24ª edição da CASACOR Minas, promovida entre os dias 7 de agosto e 16 de setembro recebe inscrições de escolas da rede pública interessadas em visitas gratuitas pelos ambientes da mostra
Por Redação Feira Cultural

Depois de promover uma das edições mais comentadas da história da mostra em Minas, a CASACOR está de volta ao imóvel que a abrigou no ano passado, mas engana-se quem pensa que que pode encontrar mais semelhanças entre as duas edições do que a repetição do belíssimo casarão. “O que podemos garantir é que, apesar de ocuparmos o mesmo prédio do ano passado, esta será uma mostra completamente diferente da última. A distribuição dos ambientes desta edição seguirá outra formatação, evidenciando como um projeto de arquitetura e design de interiores pode dar uma outra cara a um ambiente”, destaca o Diretor de Conteúdo e Relacionamento Eduardo Faleiro.

CASA VIVA é a temática escolhida para esta edição. A proposta é deixar o ser humano mais perto da natureza, transformando o lar em refúgio, celebrando com amigos, familiares e animais de estimação. Na verdade, o tema escolhido para este ano vai de encontro ao que foi trabalhado ao longo de 2017: Foco no essencial. Outro aspecto fundamental da casa viva é a sua estreita relação com a natureza, o que certamente marcará presença nos 48 ambientes desta edição, assinados por 83 profissionais das áreas de arquitetura, design de interiores e paisagismo. Desde as pequenas plantas até os grandes jardins, o verde tem se mostrado como elemento fundamental nas casas das pessoas e, é natural que essa relação que estenda às mostras do setor.

Além de explorar essa proximidade com as plantas e animais, esta edição também contará com ambientes voltados para destacar o bem-estar dos moradores. “O tema desse ano destaca exatamente o que os clientes têm procurado no meu escritório: espaços multifuncionais que possam ser utilizados ao máximo possível, permanecendo-se sempre vivos.”, destaca o arquiteto Felipe Soares, um dos nomes confirmados nesta edição da CASACOR Minas.

Mas além do tema proposto para 2018, a 24a CASACOR Minas continua investindo na preservação do patrimônio histórico não apenas pela reabertura do prédio e da ocupação do mesmo, mas também pela continuidade no processo de recuperação e restauro de um prédio icônico, integrante do conjunto Arquitetônico da Praça da Estação. O casarão, parte do acervo da extinta Rede Ferroviária Federal, a RFFSA, permaneceu fechado por mais de 10 anos e só foi reaberto para a última edição da mostra graças à uma parceria entre CASACOR Minas e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN/MG.

Uma das novidades da 24a edição da CASACOR Minas será a abertura da mostra, de forma inteiramente gratuita, para alunos da rede pública de ensino. Dessa forma, as escolas interessadas em levar seus alunos devem agendar diretamente com a organização do evento. As visitas deverão ocorrer sempre às terças-feiras. As visitas para alunos das escolas públicas das redes municipal e estadual são inteiramente gratuitas e deverão ser agendadas pelo e-mail: contato@casacorminas.com.br ou pelo telefone (31)3286-4587.

A visita é uma oportunidade para que alunos das redes municipal e estadual, nos ensinos básico e secundário, possam conhecer um pouco sobre a história do casarão e a sua relação com a cidade, uma vez que ele está intrinsecamente ligado ao surgimento de Belo Horizonte. Foi na região da Sapucaí e da Praça da Estação que apareceram os primeiros registros de comércios. Além disso, os alunos poderão conferir os trabalhos desenvolvidos por profissionais da arquitetura, design de interiores e paisagismo, as instalações da mostra bem como o processo de restauro que vem sendo desenvolvido no casarão, instalado numa região marcada pela efervescência urbana, cultural, política e gastronômica.

Localizado na rua Sapucaí, nº 383, o prédio, com três pavimentos, porão, sótão e jardins, funcionou como sede da extinta Rede Ferroviária Federal S/A – RFFSA. Por meio da parceria com a CASACOR Minas, o prédio vem passando por um processo de restauração, desenvolvido sob a supervisão do IPHAN e a proposta é que ele abrigue no futuro as instalações do Museu Ferroviário, entre outras atividades.

CASACOR Minas Gerais
Quando:
de 07 de agosto a 16 de setembro de 2018
Endereço: Rua Sapucaí, 383– Floresta- Belo Horizonte
Horário: de terça a sexta das 15h às 22h, Sábados, das 13h às 22h e domingos e feriados, das 13h às 19h
Informações: casacor.abril.com.br