Widget Image
Widget Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim

Assine a nossa newsletter

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Cultura Nerd é tema da nova mostra do Cine Humberto Mauro

Com mais de 40 longas, “A Vingança Nerd”, conta com sessões especiais de franquias como De Volta Para o Futuro e Star Trek
Por Redação Feira Cultural

O Cine Humberto Mauro apresenta, de 7 de julho a 8 de agosto, a mostra A Vingança Nerd. Contando com diversos eixos temáticos, serão exibidos mais de 40 longas produzidos na década de 1980 que tratam da figura Nerd e seu universo em diferentes aspectos e grupos sociais, abordando a evolução de seu estereótipo – passando pela imagem de pessoas excessivamente intelectuais e obsessivas com assuntos que não são de interesse da maioria, com falta de habilidades sociais fora do meio em que se encontram, e pelas representações que fogem dessa marca. A curadoria é assinada por Bruno Hilário e Vítor Miranda, da Gerência do Cine, e todas as sessões são gratuitas.

Os filmes buscam mostrar as diversas representações da cultura nerd, desde as produções mainstream até as mais segmentadas. O nome da mostra é uma homenagem a uma das primeiras representações dessa tribo urbana – que coloca essas figuras como protagonistas, subvertendo os estereótipos usados até então –, o longa dirigido por Jeff Kanew, A Vingança dos Nerds (1984), que será exibido. A mostra é um tanto saudosista e busca trazer para o cinema um público variado – desde aqueles que cresceram na década de 80 até os mais jovens.

Universo Nerd – Das ficções científicas à Cultura Trash, as exibições buscam comtemplar os mais variados segmentos do mundo Nerd. Como destaque, os cultuados Blade Runner – O Caçador de Andróides (1982), de Ridley Scott, Tron – Uma Odisséia Eletrônica (1982), de Steven Lisberger, O Exterminador do Futuro (1984), de James Cameron, e Clube dos Cinco (1985), de John Hughes.

Curtindo a Vida Adoidado (1986), de John Hughes © Divulgação /CHM

Dedicados ao universo Geek, os longas Jogos de Guerra (1983), de John Badham, no qual um aficionado por informática se conecta acidentalmente ao sistema de defesa americano e provoca a Terceira Guerra Mundial, e o clássico Curtindo a Vida Adoidado (1988), de John Hughes, que narra um dia do protagonista Ferris Bueller e seus planos para burlar as regras da escola e da família em busca de diversão com a namorada e o melhor amigo, fazem parte da mostra.

Já a Cultura Trash, termo comumente utilizado na década de 1980 para definir produções de baixo valor cultural, produzidas com orçamentos muito enxutos e com narrativas bastante violentas, está presente nos longas O Vingador Tóxico (1984), de Michael Herz, Trash – Náusea Total (1987), de Peter Jackson, Stallone Cobra (1986), de George P. Cosmatos e Palhaços Assassinos do Espaço Sideral (1988), de Stephen Chiodo. Ao universo Otaku, expressão de origem japonesa utilizada para designar pessoas que são consideradas fãs extremistas da cultura oriental, a mostra conta com as animações de ficção futurista Akira (1988), de Katsuhiro Otomo, e Vampire Hunter D (1985), de Toyoo Ashida.

As exibições contam ainda com os longas de Tim Burton Batman (1989), e Os Fantasmas se Divertem (1988), o clássico Duro de Matar (1988), de John McTiernan, Robocop – O Policial do Futuro (1987), de Paul Verhoeven, Conta Comigo (1986), de Rob Reiner, Os Goonies (1985), de Richard Donner, Os Caça-Fantasmas (1984), de Ivan Reitman, e Mad Max 2 – A Caçada Continua (1981), de George Miller.

Star Wars (1977), de George Lucas © Divulgação /CHM

Com sessões dubladas especiais para as crianças – e para os pais se divertirem com os pequenos – o Cine Humberto Mauro fará exibições dos longas Querida, Encolhi as Crianças (1989), de Joe Johnston, e A História Sem Fim (1984), de Wolfgang Petersen.

A Vingança Nerd contará com a Maratona Nerd Ficção Científica, no dia 27 de julho, com exibições no cinema e nos jardins internos do Palácio das Artes da trilogia De Volta Para O Futuro, o primeiro Matrix, o primeiro Jurassic Park e os quatro primeiros filmes da série Star Trek.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA MOSTRA “A VINGANÇA NERD”

História Permanente do Cinema – O Cine Humberto Mauro dá continuidade às sessões comentadas do História Permanente do Cinema, contando com exibições nas quintas-feiras, às 17h. Durante a Mostra A Vingança Nerd, serão exibidos Star Wars – Episódio IV – Uma Nova Esperança (1977), de George Lucas; o grande precursor do estereótipo Nerd Bola de Fogo (1941), de Howard Hawks; um dos primeiros longas a colocar uma mulher como heroína de uma ficção científica, Barbarella (1968), de Roger Vadim; e uma das ficções científicas mais influentes de todos os tempos, Alien, O Oitavo Passageiro (1979), de Ridley Scott.

Serviço:
A Vingança Nerd
Período:
7/7 a 8/8
Local: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes
Endereço: Av. Afonso Pena, 1537 – Centro
Entrada gratuita
Informações:
(31) 3236-7400 | fcs.mg.gov.br