Widget Image
Widget Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim

Assine a nossa newsletter

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Fundação Clóvis Salgado inaugura a exposição Acervo FCS – Figurinos

Durante abertura da exposição, haverá apresentação de sistema de gestão com interface digital para consulta de acervo cênico do CTPF
Por Vítor Cruz

Figurinos de diferentes épocas integram a exposição © Thamiris Rezende /FCS

Figurinos de La Traviata, Carmen, O Barbeiro de Sevilha, Lucia di Lammermoor e Turandot, entre tantas outras das mais de 80 produções operísticas da FCS, poderão ser visitados na exposição gratuita Acervo FCS – Figurinos a partir de quinta-feira (5), às 19h. Com curadoria de Zeca Perdigão, a mostra acontece no espaço Acervos FCS. Tendo o manifesto Antropofágico de Oswald de Andrade como eixo central, a exposição é um recorte de figurinos de diferentes épocas, sendo exibidos não necessariamente na ordem cronológica ou na concepção original de cada produção. A proposta expositiva segue o conceito de Tableau Vivant, técnica artística muito difundida no século XIX.

“A ideia é reunir peças de óperas de épocas distintas e criar uma nova indumentária a partir dessa mistura. Há um certo tom de versatilidade nas peças que foram selecionadas, e é isso que queremos mostrar com essa exposição. É como se o visitante entrasse numa vitrine para escolher uma nova peça de roupa”, pontua Zeca. O curador também destaca que a seleção de peças para a exposição foi pensada a partir do universo da moda. Zeca pincelou indumentárias em um acervo de figurinos que soma aproximadamente 11 mil itens. “São peças que, por exemplo, poderiam estar em um desfile de moda ou em um baile de gala, dependendo da configuração”.

Em um espaço todo em tom de vermelho, a exposição Acervo FCS – Figurinos será ambientada com trilha sonora composta especialmente para a ocasião. Criada pelos alunos da escola de Música do Cefart, o som reproduz os bastidores do teatro, com passos, conversas e o barulho comum das coxias que sempre acontecem antes dos espetáculos. Apresentação da Orquestra Escola e Coral do CEFART e performance da Escola de Dança também fazem parte da programação da abertura da mostra. Também a montagem da exposição contou com a participação dos alunos da Escola de Artes Visuais.

Mostra está aberta a visitações a partir de quinta-feira (5), com entrada gratuita © Thamiris Rezende /FCS

Interface digital – Durante a inauguração da exposição, haverá a apresentação do sistema de gestão com interface digital do acervo do Centro Técnico de Produção da Fundação Clóvis Salgado, que a partir de agora passa a ser denominado como Centro Técnico de Produção e Formação – CTPF: www.ctpfcs.com.br. O ambiente virtual reúne 1.439 itens, que compõem 410 figurinos das produções operísticas da FCS.

Iniciativa da FCS, o portal foi desenvolvido em conjunto com uma equipe de programadores, web designers e consultoria de gestão de acervos, a partir de uma pesquisa realizada para a catalogação de todos os figurinos presentes no espaço. Para catalogar cada item, a equipe do CTPF contou com o trabalho de estudantes, profissionais e mestres das áreas de Conservação e Restauração de Bens, Moda e Figurino, Museologia e Biblioteconomia.

A implantação desse sistema de gestão com interface digital integra a diretriz da FCS de promover e garantir a democratização do acesso à arte e à cultura. Estará ao alcance do usuário um ambiente virtual otimizado para pesquisa com acesso a figurinos e cenários de diferentes produções sejam elas da opera, teatro, dança e artes visuais da FCS, ao longo de quase cinco décadas de história.

O acervo virtual também reúne informações complementares, como fotografias dos espetáculos, sinopses, releases e fichas técnicas de cada montagem já catalogada até o momento. Além do campo de busca padrão, em que o usuário pode procurar por qualquer termo referente às montagens ou obras, haverá a opção da consulta relacionada, em que o internauta digita uma palavra e todos os itens relacionados à expressão aparecem como resultados da pesquisa.

Mais de 1.400 itens já estão disponíveis para consulta no novo site do CTPF © Thamiris Rezende /FCS

Para o diretor do Cefart, Vilmar de Sousa, a implantação do sistema de gestão e website integrado do CTPF é mais uma ação da Fundação Clóvis Salgado que visa estreitar o diálogo de diferentes setores da instituição. “A plataforma será uma importante ferramenta de pesquisa tanto para nossos alunos que cursam as disciplinas de Tecnologia da Cena, quanto para produtores culturais e artistas, que terão a possibilidade de conhecer o vasto acervo. Essa iniciativa estreitará, também, as relações do setor criativo das diversas linguagens como dança, teatro, música e cinema, entre outras”, destaca Vilmar Sousa.

Para Leopoldo Gurgel, da gerência do CTPF, o site representa uma oportunidade para que o público conheça as produções da Fundação Clóvis Salgado de maneira mais ampla. “Com o lançamento do site do CTPF, a democratização da cultura vai além da temporada de apresentação dos espetáculos produzidos pela Fundação. É uma documentação, um registro do que vem sendo feito pela Instituição. Todo esse material reunido em um ambiente virtual, de fácil acesso, é um importante passo da Fundação Clóvis Salgado no processo de salvaguarda da memória do acervo da sua própria história. O acesso a este acervo, seja virtual ou fisicamente, virá a facilitar e impulsionar as produções artísticas dentro e fora da FCS”, destaca.

Serviço:
Exposição Acervo FCS – Figurinos e lançamento site CTPF
Data:
5/7 (quinta-feira)
Horário: 19h
Período expositivo: 6/7 a 5/8
Local: Palácio das Artes
Endereço: Av. Afonso Pena, 1.537
Entrada gratuita
Informações:
(31) 3236-7400 | fcs.mg.gov.br