Widget Image
Widget Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim

Assine a nossa newsletter

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Silvana de Menezes é a principal convidada da 3ª Mostra de Ilustrações Literárias do Loyola

Livros, ilustrações diversas, aquarelas e miniesculturas da renomada artista Silvana de Menezes já estão compondo as vitrines dos espaços Sala Portinari e Passinho das Artes no Colégio Loyola. A mostra fica em cartaz até 11 de julho. São mais de 40 peças de histórias infantojuvenis, das atuais às mais antigas e raras da ilustradora, que também é escritora, artista plástica, roteirista e cenógrafa. Silvana de Menezes separou para essa exposição seus principais personagens: Cabelinho Vermelho, Joana e o pé de feijão, a trilogia de Finóquio, Lucrécia, Vandra Vamp e Astrúbal são alguns deles.

A grande capacidade criativa e os detalhes dos desenhos da artista são os principais pontos que levaram a curadora da MILL e professora de Artes do Colégio Loyola, Amanda Lopes, a convidá-la para o evento: “Algumas pessoas têm sensibilidade tão apurada que são capazes de materializar toda a narrativa em imagens. As técnicas utilizadas podem ser bastante variadas. A autora e ilustradora Silvana de Menezes, por exemplo, explora o desenho, a aquarela, a colagem, a pintura, a escultura e até mesmo os recursos digitais. As dimensões dos trabalhos vão desde a minúcia de personagens que cabem dentro de caixinhas de fósforo às grandes telas impressas. A versatilidade plástica de Silvana surpreende o espectador. Para suas criações, a artista escolhe os materiais que melhor representam as histórias. Algumas vezes, bastam papel e lápis. Em outras, casca de árvore, cola, vidro, tinta, luz ou pixels”.

Formada em Cinema de Animação pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (EBA UFMG), especializada em Cinema de Animação e pós-graduada em “A Hermenêutica da Arte” (UFMG), Silvana de Menezes conquistou, em 2008, o prêmio Jabuti (o mais importante da literatura brasileira) na categoria “Melhor livro juvenil”. Com mais de 40 títulos publicados e adotados em diversas escolas, a artista também possui obras traduzidas na China, na Coreia do Sul e no México.

Serviço:
3ª Mostra de Ilustrações Literárias do Loyola – MILL
Período expositivo:
até 11/7 (quarta-feira)
Horário: terça a sexta, das 8h às 18h
Local: Sala Portinari e Passinho das Artes – Colégio Loyola
Endereço: Av. do Contorno, 7919 – Cidade Jardim
Entrada gratuita
Informações:
(31) 2102-7000 | loyola.g12.br