Widget Image
Widget Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim

Assine a nossa newsletter

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Parque Municipal recebe última apresentação do Encontro de Bandas de Música 2018

Participam da festa a Corporação Musical União Operária, de Nova Lima, a Filarmônica do município de Santa Cruz do Escalvado e a Sociedade Musical Santa Cecília, de Mariana; evento ainda promove entrega de instrumentos musicais do programa Bandas de Minas
Por Redação Feira Cultural

Para fechar com chave de ouro a ação que levou os acordes das tradicionais bandas de música à capital mineira, o Parque Municipal Américo Renné Giannetti abre suas portas para as últimas apresentações do II Encontro de Bandas de Música, projeto desenvolvido pela Secretaria de Estado de Cultura e a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais – Codemge.

O terceiro espetáculo, da série de três, acontece neste sábado (30), às 10h, no centenário parque belo-horizontino, em frente ao charmoso Teatro Francisco Nunes. O evento vai contar com a participação da Corporação Musical União Operária, de Nova Lima (território Metropolitano), da Filarmônica do município de Santa Cruz do Escalvado (território Caparaó) e da Sociedade Musical Santa Cecília, do município de Mariana (território Metropolitano). A entrada é gratuita.

Além das apresentações musicais, o encontro deste sábado vai contar com a solenidade de entrega de instrumentos referente ao edital 2017 do Bandas de Minas. A centenária Corporação Musical União Operária, que se apresenta na festa, é uma das 74 bandas contempladas no certame do ano passado.

Com 118 anos de história, a Sociedade Musical Santa Cecília também foi uma das vencedoras da última seleção e fará ressoar seus acordes pelo Parque Municipal. Para o presidente da banda marianense, José Antônio Roberto, a doação dos equipamentos musicais são essenciais para a continuidade dos trabalhos e demonstra a importância da iniciativa para o fomento dessa manifestação artística.

“As pessoas não imaginam o quanto esses instrumentos são importantes para nós. A banda tem por volta de 50 músicos e adquirir instrumentos de qualidade é praticamente impossível pelo alto custo dos equipamentos. Com a doação nós mantemos nossas atividades e a Sociedade Musical Santa Cecília pode levar ao público apresentações cada vez melhores”, pontua José.

Com aproximadamente 700 bandas de música espalhadas por seus territórios, Minas Gerais é o estado com maior número de registro deste tipo de banda, sendo reconhecido como um celeiro de músicos desta tradição. De acordo com o secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo, “as bandas civis e militares são um importante componente cultural e de fomento à formação de músicos em todo o estado. Elas contribuem para manter a música viva na emoção de cada cidade”.

Serviço:
II Encontro de Bandas de Música 2018
Data:
30/6 (sábado)
Hoarário: 10h
Local: Parque Municipal de BH
Endereço: Av. Afonso Pena, 1377 – Centro
Entrada gratuita