Widget Image
Widget Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim

Assine a nossa newsletter

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Obra do poeta modernista Achilles Vivacqua é tema de palestra na Academia Mineira de Letras

Graças à escrita versátil, Achilles Vivacqua escreveu poemas, contos, crônicas de moda, ensaios, resenhas críticas nas páginas dos principais jornais e revistas do estado
Por Redação Feira Cultural

A Academia Mineira de Letras recebe na terça-feira (3), às 19h30, a palestra Achilles Vivacqua: 90 anos da publicação de ‘Serenidade‘, com Juliana Cristina de Carvalho, doutoranda em Literaturas de Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).

A palestra na Academia visa apresentar o autor, discutir a leitura poética de “Serenidade” e o contexto literário em que a poesia de Achilles Vivacqua se insere, bem como sua relevância no modernismo mineiro e brasileiro. A entrada para o evento é gratuita.

Achilles Vivacqua foi um poeta e escritor modernista. Nasceu em Muniz Freire, no Espírito Santo, e mudou-se com a família para Belo Horizonte em 1920. Sua numerosa família fixou residência na capital mineira, em um casarão localizado próximo à praça da Liberdade, mais especificamente na rua Gonçalves Dias, nº 1.218.

Apesar da saúde frágil, o jovem Achilles participou efetivamente da cena literária da cidade e, com o passar do tempo, a casa se consolidou como um importante espaço cultural. O Salão Vivacqua, como o solar ficou conhecido, sediou encontros intelectuais frequentados por grandes nomes, como Carlos Drummond de Andrade e Pedro Nava.

Por meio de uma escrita versátil, Achilles Vivacqua escreveu poemas, contos, crônicas de moda, ensaios, resenhas críticas nas páginas dos principais jornais e revistas de Minas e de outros estados. Em 1928, publicou seu único livro, por edição própria. Trata-se de “Serenidade”, obra composta por poemas curtos.

A palestrante Juliana Cristina de Carvalho é mestre em Estudos Literários pela UFMG e doutoranda em Literaturas de Língua Portuguesa na PUC Minas. Desde a graduação, ela se interessa por temas ligados ao modernismo em Belo Horizonte e se dedica aos estudos da obra de Achilles Vivacqua.

Sua dissertação de mestrado intitulada “O modernismo em Belo Horizonte: a contribuição de Achilles Vivacqua” foi defendida em 2014 e já é referência para os estudos do autor.

Serviço:
Palestra Achilles Vivacqua: 90 anos da publicação de ‘Serenidade’, com Juliana Cristina de Carvalho
Data:
3/7 (terça-feira)
Horário: 19h30
Local: Academia Mineira de Letras
Endereço: Rua da Bahia, 1.466 – Lourdes
Entrada gratuita
Informações:
(31) 3222-5764 | academiamineiradeletras.org.br