Widget Image
Widget Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim

Assine a nossa newsletter

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Restaurante Poke Sim! aposta nos sabores frescos da culinária havaiana como diferencial

Inaugurado em janeiro deste ano, espaço aposta no frescor dos ingredientes e em combinações que priorizam o sabor real dos acompanhamentos; A casa ainda traz uma novidade: o Futomaki, tradicional prato da culinária japonesa
Por Redação Feira Cultural

Poke de Atum © Studio Tertúlia

Desde que chegou ao Brasil no verão do ano passado, o poke, tradicional prato havaiano, tem se consolidado no paladar do público brasileiro em função de suascaracterísticas. Além de ser uma refeição absolutamente completa e saudável, o poke ainda combina perfeitamente com o clima tropical durante todas as estações do ano. O poke é um prato havaiano com forte influência oriental. Parente do tirashi, ele nasceu com a proposta de ser uma refeição para o pós-praia havaiano. É um prato rápido, leve, completo e muito refrescante. E por conta disso, vem conquistando cada vez mais apreciadores no mundo inteiro.

O poke reúne arroz, saladas, cubos de peixe cru, grelhado ou marinado, cogumelos, legumes, frutas, além de uma série de outros acompanhamentos, incluindo sempre uma opção crocante. A iguaria havaiana tem caído cada vez mais nas graças dos consumidores brasileiros. Quem experimenta, faz questão de repetir. Por se tratar de uma refeição extremamente saudável e bastante balanceada, o poke acaba sendo uma opção ideal para diversos momentos como almoço, jantar ou até mesmo quando bate aquela fome na madrugada.

De olho neste mercado, quatro jovens empreendedores de Belo Horizonte, Maurício Leite, Felipe, Pedro Ivo brito e Gabriela Harue decidiram investir na criação do Poke Sim!, um espaço inteiramente dedicado ao prato havaiano. Neta dos fundadores do tradicional restaurante japonês Sushi Naka, é a chef Gabriela Harue, quem assina a criação do cardápio, a curadoria dos fornecedores e ingredientes, além de estar presente diariamente na operação da cozinha da casa. A partir das origens familiares e das raízes orientais da chef, o Poke Sim! combina técnicas e insumos das culinárias japonesa e havaiana, preservando as origens do prato, as similaridades entre as duas linhas. Dessa forma, as criações do Poke Sim conseguem uma equilibrada fusão de gastronomia, além de fugir das invencionices que dominam o mercado criado para atender paladares viciados, incluindo doritos, cream cheese e cebola crua como acompanhamento.

Na cozinha do Poke Sim, tudo é pensado para garantir a identidade e o conceito do prato, salientando o sabor dos ingredientes e criações. “Damos prioridade para ingredientes in natura, o que entra de processado na loja é açúcar, sal e outros pouquíssimos itens. Todo o processo de manipulação é feito dentro da loja seguindo uma lógica de qualidade e frescor muito rígida, fazendo com que nosso trabalho consista em técnicas apropriadas para realçar o ingrediente que temos em mãos e harmonizar com os sabores que pretendemos explorar”, afirma a chef.

Na loja do Poke Sim!, o público pode encontrar as 4 criações que são fixas da casa, mas um dos diferenciais do estabelecimento é que as pessoas podem criar o sua própria combinação, escolhendo uma das quatro proteínas: salmão cru, salmão grelhado, atum cru ou cogumelos salteados, sendo que o último ingrediente atende vegetarianos e veganos. Complementando os sabores frescos e as texturas naturais de cada ingrediente, o Poke Sim! ainda investe na criação de acompanhamentos diferentes do que a maioria dos estabelecimentos especializados no poke, apresentando opções mais leves, naturais e originadas da culinária japonesa.

O Tamagoyaki, literalmente traduzido para “ovo grelhado”, é a tradicional omelete japonesa. Enrolada em finas camadas composta por ovos fritos, ela é preparada na kakiyakinabe, uma espécie de frigideira específica e própria para este processo. Considerado uma salada, o Sunomono, que significa “coisas avinagradas”, é um prato típico da culinária japonesa. Formado por finas lâminas de pepino, que misturam sabores ácidos e, ao mesmo tempo, adocicados em função de uma combinação que reúne vinagre de arroz, sal, açúcar e gergelim. Um acompanhamento que funciona bem como uma opção de sabor suave é a Berinjela com Missô, que apresenta o legume tradicional ingrediente que é produzido a partir da fermentação de arroz, cevada e soja com sal. O resultado é uma pasta usada para fazer a conhecida sopa de missô, mas que no caso do Poke Sim envolve cubos de berinjela.

Entre as opções de acompanhamentos para completar o poke, estão também os toppings secos que trazem contrastes de texturas e crocância ao prato. O Chips de Raízes apresenta um blend de raízes já comum ao paladar do público mineiro, como a batata inglesa, batata doce, mandioca e batata baroa, mas ao invés de serem fritos em óleos de imersão, são assados no forno para alinhar a proposta mais saudável e leve do Poke Sim. Entre as alternativas mais criativas estão a Pipoca de Arroz, criada pela chef Gabriela Harue a partir de uma herança familiar, em que seus antepassados japoneses produziam uma pipoca a base de arroz para adequar ao orçamento familiar quando haviam acabado de se mudar para o Brasil, saindo do Japão. Já a Granola Salgada, que é artesanal e produzida na própria casa, tem suas origens enraizadas nas terras brasileiras, combinando diversas castanhas e grãos benéficos para a saúde como a Castanha do Pará, Castanha de Caju, linhaça dourada, aveia, semente de girassol e semente de abóbora.

Todos os sabores frescos das criações de pokes são levados a outro patamar com os molhos artesanais produzidos na cozinha do Poke Sim. Todas as 6 opções da casa, shoyu light, shoyu, spicy, teriaki, ponzu e wassabi, levam o shoyu de fermentação natural como base e foram desenvolvidos buscando atender aos mais diversos tipos de paladar, incluindo notas mais cítricas, adocicadas, neutras ou então apimentadas.

Bebidas – A experiência leve e saudável na casa acrescenta valores nutricionais ainda mais importantes em função dos chás, sucos e bebidas naturais existentes na casa. Todas seguem a proposta do cardápio, que preza por produtos extremamente frescos, valorizando as frutas, ingredientes e insumos da estação, completamente livres de aditivos químicos e agrotóxicos. Dessa forma, a gastronomia do Poke Sim prioriza o sabor natural dos ingredientes. Dentre as opções de bebidas, o destaque vai para o Kombucha artesanal – uma bebida probiótica e de altíssimo valor nutricional, elaborada com exclusivamente para a casa.

Futomaki – Uma novidade que o Poke Sim traz para o mercado gastronômico de Belo Horizonte é o Futomaki, um enrolado de alga espesso, recheado com arroz, peixe cru e opções variadas de acompanhamentos que agregam um sabor característico e muito marcante para a iguaria. Na língua japonesa, o radical “maki” significa enrolado, trazendo o “Hossomaki” (enrolado fino”) e o “Futomaki” (enrolado grosso). Assim, o Futomaki do Poke Sim segue a mesma linha da casa, trabalhando o frescor dos ingredientes utilizados para a base dos pokes da casa, mas em uma versão mais próxima da gastronomia japonesa e, até mesmo, mais prática do que o bowl de arroz.

“No Japão as pessoas não compram as tradicionais pecinhas de maki como vemos por aqui, mas sim o rolinho inteiro e levam para casa ou comem na rua, é praticidade. Quando trabalhava no Sushi Naka sempre passei com pressa e pedia dessa forma para ir comendo no carro, e quando tinha tempo para fazer o meu colocava mais recheio, como uma opção de refeição completa. Daí nasceu o Futomaki que temos no Poke Sim, uma mistura do que é tradicional no Japão com escolhas de ingredientes que acredito satisfazerem mais a fome e combinarem sabores interessantes”, conta a chef Gabriela.

Poke de Cogumelos © Studio Tertúlia

Poke Sim
Endereço:
Rua Antônio de Albuquerque, 629 – Savassi
Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 11h às 22h
Informações: pokesim.com.br | @pokesim | fb.com/poke.sim