Widget Image
Widget Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim

Assine a nossa newsletter

[contact-form-7 404 "Not Found"]

FCS lança o “Catálogo Rosa” no encerramento do programa Rosa Encenado

Ator mineiro Odilon Esteves fará leitura dramática de textos de Guimarães Rosa
Por Vítor Cruz

Para o encerramento do Rosa Encenado, a Fundação Clóvis Salgado lança o Catálogo Rosa, publicação que reúne programação, fotografias e textos das três edições do programa: Rosa Expandido (2016), Rosa Encantado (2017) e Rosa Encenado (2018). O lançamento acontece na terça-feira (26), às 19h30, na sala Juvenal Dias, no Palácio das Artes. A entrada é gratuita, e o catálogo será distribuído gratuitamente para o público presente.

Odilon Esteves, da Luna Lunera, fará leitura dramática de contos de Guimarães Rosa © Fernando Badharó

Além dos eventos, constam no catálogo textos dos pesquisadores da obra de Guimarães Rosa Eneida Maria de Souza, Heloísa Starling e José Alberto Pinho Neves, que participaram de bate-papos contando curiosidades sobre a produção literária do escritor e suas andanças pelo sertão. Antes da distribuição do catálogo Rosa, o ator mineiro Odilon Esteves (membro fundador da Cia. Luna Lunera) fará leitura dramática de textos de diversos textos de Guimarães Rosa.

Os eventos da trilogia foram realizados a partir de diferentes linguagens artísticas. Em 2016, Rosa Expandido, homenageou os 60 anos de publicação de Grande Sertão: Veredas e Corpo de Baile, e contou com uma programação que buscou retratar a força dessa criação, que ultrapassou a literatura e está presente nas mais diferentes linguagens artísticas, passando pelo teatro, a música, a literatura, as artes visuais e o cinema. Este evento foi encerrado por Maria Bethânia, com a leitura de trechos da obra de maior expressão do escritor, Grande Sertão: Veredas.

Em 2017, a FCS deu sequência às homenagens ao escritor com o Rosa Encantado, lembrando os 50 anos de falecimento do escritor. A programação contou com atividades nas áreas de artes visuais e cênicas, literatura e música. Entre os convidados estavam Egberto Gismonti, Bia Lessa, Titane e Celso Adolfo.

Neste ano de 2018, a grande atração foi a encenação de Grande Sertão: Veredas, espetáculo/instalação de Bia Lessa inspirado na obra de mesmo nome de Guimarães Rosa. Na programação do Rosa Encenado, também ocorreu a palestra A criação do espetáculo Grande Sertão: Veredas, com Bia Lessa, Oskar Metsavaht e Flora Sussekind, realizada na quinta-feira (21), no Grande Teatro do Palácio das Artes.

Serviço:
Lançamento do catálogo Rosa e leitura dramática de textos de Guimarães Rosa por Odilon Esteves
Data:
26/6 (terça-feira)
Horário: 19h30
Local: Sala Juvenal Dias – Palácio das Artes
Endereço: Av. Afonso Pena, 1537 – Centro
Entrada gratuita
Informações:
(31) 3236-7400 | fcs.mg.gov.br