Widget Image
Widget Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim

Assine a nossa newsletter

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Ouro Preto recebe a oitava edição da Semana Guignard

Museu Casa Guignard realiza extensa programação dedicada a um dos maiores mestres da arte brasileira
Por Redação Feira Cultural

Um dos maiores mestres da arte brasileira do século XX, o pintor Alberto da Veiga Guignard será homenageado durante a tradicional Semana Guignard, que neste ano terá sua oitava edição. O evento é uma realização da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais e da Superintendência de Museus e Artes Visuais, e acontecerá no Museu Casa Guignard, em Ouro Preto, de 22 e 30 de junho. Toda a programação é gratuita.

A programação tem início já na sexta-feira (22) com apresentação do Bontempo Trio, no Dirce Café Bar. Entre os destaques de sábado (23), será realizada a abertura da 12ª Noite de São João, tema constante nas obras de Guignard, com projeções de obras do artista na fachada do Museu e apresentação de quadrilhas.

Em seguida, às 21hs, acontece o show da banda O Xote das Meninas, formado por seis musicistas mineiras, que se uniram para tocar e celebrar um importante gênero da música brasileira: o forró pé de serra. O intuito do grupo, criado por Christiane Cordeiro, é dar visibilidade à música feita por mulheres no país, que ainda tem a cena predominantemente masculina. O repertório passeia por baiões, xotes e xaxados eternizados nas vozes de Marinês, Elba Ramalho, Dominguinhos e Luiz Gonzaga.

As atividades continuam no domingo (24) com a abertura da exposição temporária “Notícia de Guignard”, que apresenta reproduções de matérias e curiosidades sobre o artista, retiradas de jornais e revistas coletadas ao longo de quatro décadas e que compõem o acervo pessoal de Tadeu Bandeira, curador da mostra. O público poderá saber um pouco mais sobre o processo de coleta dessas noticias, na roda de conversa com o curador logo após a abertura da exposição. Na parte da tarde, no espaço Priscila Freire (no subsolo do Museu Casa Guignard), acontece o encontro com o grupo Urban Sketch (desenhistas urbanos) de Ouro Preto.

Nos dias 25 e 26 (segunda e terça-feira) acontece a oficina de produção de flores de papel, ministrada pela artesã mineira Regina Ribeiro com temática “Jarros de Guignard”. O público será convidado a produzir flores e compor arranjos inspirados nos jarros de flores pintados pelo artista. Na quinta (28) e na sexta (29) o fotógrafo Eduardo Trópia ministra o workshop de fotografia “Um olhar” levando os participantes a produzir seus registros pelas rotas do Passos de Guignard em Ouro Preto. Na noite do dia 29 será exibido o filme “Guignard Imaginário” no Bar e Restaurante Toffolo, seguido de bate papo com a diretora Isabel Lacerda.

Outro destaque da Semana Guignard de 2018 é o lançamento do livro “Passos de Guignard em Ouro Preto”, fruto de uma pesquisa realizada ao longo de duas décadas pelo coordenador do Museu Casa Guignard, Gélcio Fortes. O livro traz textos e correspondências de amigos de Guignard, como Priscila Freire e Lúcia Machado de Almeida, belas poesias de expoentes da literatura brasileira e depoimentos de moradores de Ouro Preto que conviveram com o artista. Apresenta também imagens de obras e registros de Guignard em Ouro Preto. O design é de Paulo Schmidt, que deu à obra um moderno e requintado acabamento.

O Coordenador do Museu Casa Guignard, Gélcio Fortes, apreciador e estudioso da obra de Guignard, relata a relevância da celebração. “A Semana Guignard já se tornou um evento que a cidade abraçou no mês de junho. A noite de São João retira da obra do artista a mais popular das festas brasileiras e coloca na rua, uma das mais emblemáticas produções da pintura brasileira. Palestras, encontros, oficinas continuam agregando ao redor do artista e do Museu, aquilo que Guignard mais prezava: uma sociedade que convive com arte e através dela a possibilidade da formação integral do cidadão. Como o artista costumava dizer, “o Brasil me deu Ouro Preto”… e a cidade o tem acolhido, orgulhosa de sua presença!”

Encerrando a VIII Semana Guignard, será realizado o lançamento do livro “Passos de Guignard em Ouro Preto”, no dia 30 (sábado) e na seqüência, palestra do artista plástico Marcelo Albuquerque com o tema “Paisagens Imaginantes de Guignard, poética e influências”.

Mais informações: (31) 3269-1109 | cultura.mg.gov.br