Widget Image
Widget Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim

Assine a nossa newsletter

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Artista plástica Anna Göbel expõe “Terra Fértil” na Aliança Francesa de BH

Misturas de materiais cotidianos cria uma arte inclusiva e criativa
Por Redação Feira Cultural

Exposição Terra Fértil, de Anna Göbel, © Valeria Ramos /Terra Imagem

Com forte veia social, Terra Fértil é uma instalação da artista Anna Göbel, composta por nove painéis de gravuras, desenhos e projeções que propõem sensibilizar e envolver o espectador para a potência do ser humano e sua ação no mundo, capaz de transformar processos de conflitos em soluções transformadoras. A mostra, que será inaugurada na quinta-feira (28), na Georges Vincent, na Aliança Francesa Belo Horizonte, tem entrada gratuita e precede outras cinco exposições que ainda ocuparão o espaço ao longo do ano.

Para realizar todo o trabalho, Anna Göbel trabalha com materiais do cotidiano, como acetato, papelão, vinil, lonas, restos de EVA, látex e betume. A miscelânea resulta em uma arte inclusiva e criativa, repleta de sombras, sulcos e matrizes, em que gravuras em preto e branco transitam até a chegada das cores. “Esta obra é uma síntese no tempo, frutos dos meus últimos dez anos de trabalho. Ela tem com foco o ser humano e a natureza, com forte dimensão espiritual”, destaca Anna Göbel.

Outro mote de “Terra Fértil” é a diversidade, em uma metáfora com a agricultura. “Quanto mais diversos são os elementos, mais rico será o solo – o extremo seria a monocultura, que empobrece o campo. Assim é com os seres humanos: somos férteis a partir do momento em que cada um expressa sua verdadeira essência, sua cerne”, expressa ela. Nesse sentido, um dos painéis em papelão, homenageia a vereadora Marielle Franco, assassinada há três meses no Rio e que, segundo a artista, representa um pouco do caminho da pluralidade.

Concatenada à exposição da Aliança Francesa, Anna planeja uma intervenção urbana, no dia 30 de junho, no cruzamento entre as ruas Antônio de Albuquerque e Levindo Lopes, chamada de “Esquina da Paz”, vizinha à seda da instituição. Em parceria com o projeto Savassi Criativa e com a participação coletiva dos moradores, a artista irá colorir um novo poste com a frase “Seja você a mudança que você quer ver no mundo”, atribuída a Mahatma Gandhi. “Acredito que a transformação vem por meio do social, daquilo que realmente toca as pessoas”, finaliza.

Nascida na Espanha, mas criada entre a Argentina e a Alemanha, seu país de origem, Anna Göbel é artista plástica, escritora, ilustradora e professora. É formada em Artes Plásticas pela Universidade de Belas Artes de Buenos Aires e vive no Brasil desde 1995. Participou de mais de 50 exposições individuais e coletivas no Brasil, na Alemanha, na Argentina, no Chile e na Finlândia, com trabalhos de xilogravuras, pinturas, instalações e murais.

Publicou 15 livros autorais e ilustrou livros de diversos autores brasileiros. Há mais de 20 anos, a performer trabalha com o retroprojetor, ferramenta que utiliza para tecer artes interativas que dialogam com outras linguagens artísticas. Professora especializada na pedagogia Waldorf, realiza trabalhos educativos e sociais em comunidades rurais e indígenas brasileiras e intervenções artísticas urbanas, que, na maioria das vezes, inclui trabalhos coletivos e em parceria com centros de educação e saúde, associações e projetos sociais.

Serviço:
Terra Fértil, de Anna Göbel
Período expositivo:
29/6 a 19/7
Hoário: de segunda a quinta, das 7h30 às 20h15; sextas, das 7h30 às 17h15; sábados, das 8h às 13h
Local: Aliança Francesa Belo Horizonte
Endereço: Rua Tomé de Souza, 1418 – Savassi
Entrada gratuita
Informações:
(31) 3291-5187 | aliancafrancesabh.com.br