Widget Image
Widget Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim

Assine a nossa newsletter

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Mostra “Arte Manifesto” acontece neste sábado no Palácio das Artes

Evento reúne programação paralela com criações de artistas convidados; atividades serão realizadas no Jardim do Parque e no Teatro João Ceschiatti
Por Vítor Cruz

Como parte das atividades ofertadas pelo Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart, a Fundação Clóvis Salgado promove, no sábado (23), das 14 às 20h, a primeira edição da mostra Arte Manifesto, iniciativa da Escola de Artes Visuais que propõe um local de experimentação de práticas expográficas, produção cultural e processos de investigação artística dos alunos do curso de Produção em Artes Visuais. Toda a programação é gratuita.

Por meio da realização da mostra Arte Manifesto, a Fundação Clóvis Salgado pretende, por meio das Artes Visuais, possibilitar um evento que reúne diversas linguagens artísticas, proporcionando a fruição, a experiência e a experimentação, tanto do público quanto dos alunos.

A Arte Manifesto conta com dois eixos curatoriais: a Manifesto, abordando uma crítica a cultura contemporânea e ao mercado de arte com trabalhos de autoria dos alunos do curso de Produção em Artes Visuais e de artistas convidados no Jardim do Parque e, de forma simultânea, Ela Manifesta, no Teatro João Ceschiatti, com uma programação que abordará questões de gênero e sexualidades.

A mostra é resultado dos conteúdos estudados nas disciplinas Fundamentos da Produção, Fundamentos da Expografia, Performance e Intervenção Urbana, do Curso de Produção em Artes Visuais e do Curso Complementar “Práticas Processuais no Espaço Expositivo” e entre os conceitos que permeiam a mostra estão arte relacional, arte processual, happening, performance e instalação.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA – MOSTRA DE ARTE MANIFESTO

MANIFESTO
Jardim do Parque

Arte à venda – relação do conceito entre o que é arte e seu valor, sua monopolização e a elitização da arte dentro do mercado. A visão sobre o que é arte urbana e quem define esse conceito. Live Panting.
Alunos: Bruno da Silva Batista e Luiz Henrique Braga

Credenciamento – Arte relacional onde credenciais com interseções poéticas serão disponibilizados para o público.
Aluno: Ricardo Baroni

Feira – Artistas convidados por alunos do módulo Produção, do curso de Artes Visuais, participarão de feira para exposição de trabalhos e trocas afetivas.
Aluno: Isabelle Lombardi

Festival de atos performáticos – Artistas convidados apresentam seus manifestos políticos (LGBTQI+, Negritude, Feminismo e Luta antimanicomial.)
Aluna: Gabrielle Rodrigues Cabral

Natureza Viva – Deise Oliveira
Projeção mapeada sobre troncos de árvores, que irá acontecer no jardim à noite.

Re:Rosas – “ROSAS DANST ROSAS” é um dos principais espetáculos da companhia Rosas (Bélgica), criado em 1983, por Anne Teresa De Keersmaeker. Inspirando-se em sua estrutura para a criação de novos gestos e movimentações, alunos expressam os manifestos pessoais e coletivos abordados durante o processo de criação.
Criação coletiva dos alunos do Técnico 2 – Dança CEFART: (Andressa Eliza, Andressa Fonseca, Arthur Wille, Bárbara Nogueira, Bárbara Joaquina, Básia Hiutwig, Beatriz Bernardes, Carla Couto, Deivid Neves, Gabriela Albuquerque, Gabriela Brito, Jéssica Hoffmann, Júnior Lima, Luiza Assunção, Luiza Caldeira, Márcia Bahia, Marcos Philipe, Ravel Cavalheiro, Renan Rocha e Stefanny Kuster).
Criação/Coreógrafo: Anne Teresa De Keersmaeker
Releitura: Anna Vitória Alves

ELA MANIFESTA
Teatro João Ceschiatti

Cabine experimental de figurinos – Criação coletiva de alunos.
Vestidos estarão à disposição para que o público possa experimentar e se fotografar diante do espelho. No espelho, terá a frase escrita em batom “ceci n´est pas une femme”

Cena Todas as Vozes Todas Elas – Mulheres de luta Ocupação Carolina Maria de Jesus. Cena curta com nove mulheres, fazendo uso de projeção ao final. Após a cena haverá um debate.

Exposição bidimensional – vários artistas
Exposição de fotografias e desenhos. Contém imagens de nudez.

Foto performance – “Gordo gay também” (G2) – O projeto, representado como “G2” visa dar visibilidade ao homem gordo gay, uma vez que este sofre tamanha exclusão dentro da comunidade LGBTQIA+.
Aluno: Jean Souza

Live Paint – Ina – Instalação que faz uso de luz e tecidos, criando uma sombra que reflete a presença da artista que pinta por traz do tecido.

Relatos datilografados – Uma mesa com papéis, uma máquina de escrever e a instrução para que mulheres escrevam seus relatos. Após a escrita, os relatos serão expostos.
Aluna: Alex Iunes

Vista-me – Ana Luiza Ribeiro, Leonardo Molina e Walleyson Malaquias
Performance em que três artistas estarão com roupas íntimas à disposição para que o público possa vesti-los com as peças de roupa que estarão disponíveis local.

Pisando sobre ovos – Este trabalho se cria a partir da personagem Geni, da obra teatral “A Ópera do Malandro”, a personagem é imbuída de uma série de questões sociais como gênero, prostituição, marginalidade entre outras, que serviram de inspiração para o interprete que por sua vez aglutina a coreografia suas próprias inquietações; intolerância a sexualidade alheia, racismo, desordem política e tecnicismo exacerbado na arte, criando a competividade ilógica entre profissionais da área.
Aluno: Jonathan Serafim
Criação/Coreógrafo: Jonathan Serafim

Projeções – vários artistas – Projeção de vídeos de artistas que abordam a temática queer e feminista. Sem caráter de classificação indicativa restritiva.

Serviço:
Mostra Arte Manifesto
Data:
23/6 (sábado)
Horário: das 14h às 22h
Local: Jardins do Parque e Teatro João Ceschiatti – Palácio das Artes
Endereço: Av. Afonso Pena, 1537 – Centro
Entrada gratuita
Informações:
(31) 3236-7400 | fcs.mg.gov.br