Widget Image
Widget Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim

Assine a nossa newsletter

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Concurso “Prato Junino” do Arraial de Belo Horizonte revela novos talentos da cozinha mineira

Os pratos vencedores serão apresentados no Mercado Central no sábado (16), em clima de festa junina
Por Redação Feira Cultural

Belo Horizonte já conhece dois pratos vencedores do Concurso Prato Junino, um dos projetos de Gastronomia do Arraial de Belo Horizonte 2018. Na tarde de terça-feira (12), na Faculdade Senac, o prato Camadas de Junho foi o grande vencedor.

Ana Cláudia Soares Silva, criadora do Camadas de Junho © Genilton

Sua idealizadora, a estudante de gastronomia Ana Cláudia Soares Silva, fez uma espécie de verrine de canjicão com caramelo de rapadura e pipoca de sagu. Hoje a seletiva aconteceu na Faculdade de Gastronomia Promove. O prato vencedor foi o Escondidinho de canjiquinha com creme de queijo, feito pelas cozinheiras Elisete Ribeiro, Vanessa Baracho e Ana Paula Forte.

“Minha ideia foi criar uma receita prática, para funcionar bem na Praça da Estação, durante o Arraial de Belo Horizonte. Escolhi remeter a ingredientes que não podem faltar em festas juninas, como canjica, rapadura e pipoca”, comenta Ana Cláudia Soares, sobre o Camadas de Junho, sua receita campeã.

Ana Paula Forte e suas colegas também apostaram na tradição, mas com um toque de novidade. Ela explica como chegou ao prato vencedor da seletiva da Faculdade Promove. “A ideia do prato veio da Festa Junina do Promove, onde servimos canjiquinha. Queríamos fazer o prato, mas de um jeito não tradicional. Então chegamos ao escondidinho. Para o concurso modificamos ainda mais: colocamos o creme de queijo e cozinhamos o pernil de forma diferente.”

As quatro receitas vencedoras serão apresentadas em um evento na Cozinha Escola Mineiraria, no Mercado Central, no dia 16 de junho, às 10h. Os pratos vencedores serão comercializados, a critério da faculdade participante, nos dias de festa na Praça da Estação.