Widget Image
Widget Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim

Assine a nossa newsletter

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Estúdio Lampejo promove exposição da 1ª edição do Projeto FRITO

Depois de promover iniciativa voltada para a experimentação e desenvolvimento de técnicas do design gráfico com 13 participantes, Estúdio Lampejo realizará uma exposição com 14 trabalhos gráficos produzidos durante o processo criativo e o trabalho de uma designer convidada pelo estúdio
Por Redação Feira Cultural

Criado com a proposta de instigar os participantes a sensibilizar o olhar criativo para as diversas possibilidades de inspiração que o cotidiano traz, o Projeto FRITO, desenvolvido pelo Estúdio Lampejo, promoveu ao longo do mês de maio um laboratório criativo, com 13 participantes selecionados a partir de uma convocatória, aberta a qualquer interessado(a), voltada para promover a experimentação de processos, técnicas e habilidades de linguagens visuais.

Poster FRITO, de Gabi Silva, Vitor Carvalho e Leticia Naves © Paisagem LAVA

As atividades, que foram iniciadas com um circuito de degustação de pasteis pelas pastelarias localizadas no hipercentro de Belo Horizonte com o intuito de promover uma imersão sobre a temática explorada neste primeiro laborário, que agora tem sequência com a realização de uma exposição das peças gráficas resultantes de todo o processo criativo imersivo e técnico, além de um trabalho da designer Gabriela Silva que foi convidada pelo Estúdio Lampejo a participar da ação. A exposição será realizada de 16 a 30 de junho, n´A Pastelaria.

Conhecido por seus projetos experimentais e pela busca da conciliação entre criações artísticas e os trabalhos que desenvolvem para os clientes, o Estúdio Lampejo, criado pelos designers Filipe Costa e João Emediato, conta com trabalhos inventivos e renomados para nomes importantes do cenário artístico e cultural de Belo Horizonte, como o Grupo Galpão, a Fundação Clóvis Salgado e a CASACOR Minas.

Justamente por seu currículo expressivo e por sua identidade muito particular em como abordar os trabalhos e enxergar os caminhos do design contemporâneo, o estúdio recebeu um número expressivo de inscrições que contou com pessoas de diversos estados do Brasil, resultando na seleção de 13 participantes, extrapolando os 10, número inicialmente pensado para a atividade.

“Ficamos muito felizes com a recepção do público. Ver que um projeto novo e diferente, que promove uma exposição em um lugar não convencional e que tem uma proposta bastante inusitada foi tão bem aceito é maravilhoso. Tivemos inscrições de pessoas de diversas partes do país e ficamos surpresos com a quantidade de pessoas que não são designers ou que não conhecem as práticas de criação e comunicação, mas que ficaram interessados em participar da atividade. Acabamos convocando mais pessoas do que o planejado para garantirmos uma troca de experiências e informação mais dinâmica, tornando todo o processo mais rico e produtivo”, destaca o designer João Emediato.

O Projeto FRITO surgiu com a proposta de instigar os participantes a sensibilizar o olhar criativo para as diversas possibilidades de inspiração que o cotidiano traz, criando inspirações para aprimorar o trabalho autoral por meio do exercício técnico e da experimentação técnicas e habilidades de linguagens visuais utilizadas no dia a dia do Estúdio Lampejo. O laboratório promoveu uma atividade com raízes na etnografia, promovendo degustação de pasteis pelas pastelarias localizadas no hipercentro de Belo Horizonte, proporcionando aos participantes uma experiência de campo autêntica e inspiradora, muito importante no processo criativo de um artista e no design.

A partir da experiência de campo, os participantes produziram uma peça gráfica que traduz o vibrante e rico universo estético que envolve as pastelarias da capital mineira, representando uma esfera cultural muito particular do espaço urbano hipercentralizado da capital mineira, ressaltando cores, texturas e traços que representem bem todo este universo.

Participantes projeto FRITO – © Divulgação /Estúdio Lampejo

“Essa edição representa um projeto piloto do que estamos chamado de Laboratórios de Criação do Estúdio Lampejo. A troca com os participantes durante todo o workshop foi muito rica e estimulante. Não temos dúvidas de que vamos continuar investigando novos formatos de criação coletiva. Já temos ótimas ideias para uma próxima edição, em breve divulgaremos as informações para inscrição”, anuncia o designer Filipe Costa.

Outro destaque do Projeto FRITO vai para a participação da designer francesa Constance Reygrobellet, que está trabalhando junto do Estúdio Lampejo em uma imersão de aprendizado profissional em Belo Horizonte. “A participação da Constance na atividade foi muito legal, pois tivemos a experiência de presenciar um olhar estrangeiro e com uma bagagem cultural diferente sobre um espaço urbano local, muito específico e muito identitário de Belo Horizonte”, afirmou o designer.

Serviço:
Exposição Projeto FRITO
Período expositivo:
16/6 a 30/6
Local: A Pastelaria
Endereço: Rua dos Caetés, 528 – Centro
Entrada gratuita
Informações:
(31) 2555-9968 | estudiolampejo.com.br