Widget Image
Widget Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim

Assine a nossa newsletter

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Cine Humberto Mauro exibe a mostra Milos Forman

Programação da mostra reúne os premiados Um Estranho No Ninho (1975), Amadeus (1984) e Hair (1979)
Por Redação Feira Cultural

Falecido no dia 13 de abril deste ano, Milos Forman foi um diretor nascido na Tchecoslováquia e um dos principais nomes da chamada Nova Era do Cinema Tcheco. Em homenagem às premiadas produções do diretor, o Cine Humberto Mauro exibe, a partir de segunda-feira (4), a Mostra Milos Forman, que conta com dez longas, incluindo os clássicos Um Estranho No Ninho (1975), Amadeus (1984) e Hair (1979). Toda a programação é gratuita, e os ingressos devem ser retirados 30 minutos antes de cada sessão.

Entre os destaques, estão o longa Amadeus (1975), vencedor de oito Oscars e quatro Globos de Ouro com narrativa livremente inspirada nas vidas dos compositores Wolfgang Amadeus Mozart e Antonio Salieri.

Clássico do cinema mundial, Hair (EUA, 1979) é uma das obras mais icônicas de Forman © Divulgação /CHM

Hair (1979), adaptação do musical homônimo encenado na Broadway, também faz parte da mostra. A narrativa passa pela história de um jovem interiorano convocado para a Guerra do Vietnã, que se torna amigo de um grupo de hippies pacifistas nova-iorquinos.

Outro destaque é o longa-metragem Um Estranho No Ninho (1975), drama protagonizado pelo ator Jack Nicholson, que interpreta um meliante que se finge de louco para escapar de trabalhos forçados na prisão. No hospital psiquiátrico, passa a influenciar outros internos a se oporem às crueldades dos enfermeiros.

O clássico Valmont – Uma História de Seduções (1989) também faz parte da programação. Com narrativa que se passa na França no século XVIII, o longa narra as consequências de uma aposta feita entre uma intrigante aristocrata e seu amante.

O Povo Contra Larry Flynt (1996) trata de uma cinebiografia do homem que tornou a pornografia explícita de sua revista, Hustler, na mania dos EUA nos anos 70. Ainda se tratando de dramas biográficos, O Mundo de Andy (1999) narra a história do excêntrico e inovador comediante Andy Kaufman, protagonizado por Jim Carrey.

O Povo Contra Larry Flynt (EUA, 1996) © Divulgação /CHM

Pedro, O Negro (1964), filme que narra a rotina de um jovem segurança que se sente constrangido por ter que vigiar pessoas, Os Amores de uma Loira (1965), que se passa em uma pequena cidade da Tchecoslováquia em que jovens e mulheres sentem-se solitárias e recebem a visita de um grupo de reservistas, Procura Insaciável (1971), na qual um casal parte em busca da filha desaparecida em meio às manifestações hippies, e Na Época do Ragtime (1981), também fazem parte da mostra.

Segundo Vitor Miranda, da Gerência do Cine Humberto Mauro e curador da mostra, os filmes de Forman giram em torno de personagens deslocados da sociedade e que normalmente enfrentavam alguma instituição vigente por não se encaixarem.

“Milos Forman buscava um viés humanista em suas produções. Grande maioria de seus personagens protagonistas vivenciam narrativas em que são criticados e advertidos por um comportamento ‘fora do padrão’, no entanto, Forman busca humaniza-los, mostrando o forte potencial de cada um. Esse aspecto vem da própria realidade do diretor, que foi censurado pelo regime comunista tcheco, e convivia com constantes repressões. Ao se mudar para os Estados Unidos, conseguiu com que sua carreira deslanchasse e conquistou o grande público com suas produções”.

História Permanente do Cinema – O Cine Humberto Mauro dá continuidade nas sessões comentadas do História Permanente do Cinema, contando com exibições nas quintas-feiras, às 17h. Durante a Mostra Milos Forman, será exibido o longa O Baile dos Bombeiros (1967), também dirigido por Forman e que dialoga com o contexto da programação.

O drama Um Estranho no Ninho (EUA, 1975) integra a programação da mostra © Divulgação /CHM

Serviço:
Mostra Milos Forman
Data:
4/6 a 14/6
Local: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes
Endereço: Av. Afonso Pena, 1537 – Centro
Entrada gratuita, com retirada de ingressos 30 minutos antes de cada sessão
Informações: (31)3236-7400 | fcs.mg.gov.br