Widget Image
Widget Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim

Assine a nossa newsletter

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Festival Varilux de Cinema Francês começa em junho

Evento chega à 9ª edição em 2018, exibindo programação variada, com 20 filmes inéditos no circuito de cinemas da capital
Por Redação Feira Cultural

Belo Horizonte será uma das mais de 60 cidades brasileiras a receber o Festival Varilux de Cinema Francês, marcado para acontecer entre 7 e 20 de junho. Em sua 9ª edição na capital mineira, a mostra será exibida em três cinemas, o Cine Belas Artes, o Cinemark Pátio Savassi e o Net Cineart Ponteio, com coordenação da Aliança Francesa BH.

Ao todo, serão 21 filmes: 20 longas da safra 2017 e 2018 e um clássico, o famoso “Z” (1969), de Constantin Costa-Gavras. O premiado drama-thriller, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Edição, em 1970, retrata o período de incubação do fascismo e das ditaduras militares.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO FESTIVAL VARILUX DE CINEMA FRANCÊS

Entre as produções praticamente inéditas no país, destaque para três películas da geração apelidada pela crítica de “nouvelle guarde”. “Custódia” (Jusqu’à la garde), de Xavier Legrand, acompanha a disputa de um casal pela guarda do filho. A obra venceu os prêmios de Melhor Direção e Melhor Primeiro Filme no Festival de Veneza.

Na linha da comédia dramática, “A Excêntrica Família de Gaspard” (Gaspard va au mariage), de Antony Cordier, trata sobre o adeus à infância, o desejo e o tempo; enquanto “O Poder de Diane” (Diane a les Épaules), de Fabien Gorgeart, aborda a temática dos novos modelos familiares, por meio do olhar de uma mulher que concorda em gerar o filho de um casal homossexual.

 

Custódia (2018), de Xavier Legrand © Divulgação /Festival Varilux

 

Outro ponto alto será o documentário “A Busca do Chef Ducasse” (La quête d´Alain Ducasse). Juntamente com o renomado chef de cozinha francês, o repórter e documentarista Gilles de Maistre faz uma viagem fascinante por cidades gastronômicas do planeta – o Brasil, inclusive, está representado, com o restaurante comunitário Refettorio Gastromotiva, na cidade do Rio de Janeiro, e o processo de produção e colheita de cacau em Ilhéus (BA).

Produzido pela Bonfilm, o Festival Varilux de Cinema Francês têm patrocínio da multinacional francesa Essilor-Varilux e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com apoio institucional da Aliança Francesa, da Embaixada da França e do Instituto Francês do Brasil.

“Temos orgulho e satisfação em apresentar um festival que, ao longo da década, se consolidou na agenda cultural e cinematográfica de Belo Horizonte. Sem dúvida, é uma oportunidade única de apreciar filmes que dificilmente entrariam em cartaz no circuito comercial de cinema”, comenta Pierre Alfarroba, diretor da Aliança Francesa BH.

Serviço:
Festival Varilux de Cinema Francês 2018
Data: 7/6 a 20/6
Locais: Cine Belas Artes (rua Gonçalves Dias, 1.581); Cinemark Pátio Savassi (Av. Do Contorno, 6.061, Savassi); Net Cineart Ponteio (Ponteio Lar Shopping – BR-356, 2.500, Santa Lúcia)
Entrada gratuita
Informações: variluxcinefrances.com